30 de ago. de 2014

Há quatro anos em São Paulo, Paula Togeiro busca uma medalha de ouro no Troféu José Finkel em Guaratinguetá

Natural de Cruzeiro, nadadora de 18 anos vai competir 'em casa'. Paula também falou sobre a estrutura da natação no Brasil e seus objetivos a curto e longo prazo

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
Paula Togeiro vai competir no Troféu José Finkel, em Guará (Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Paula Jardim Escamilla Togeiro Galvão, ou simplesmente Paula Togeiro. Filha de César Togeiro e Andréa Aparecida Jardim, a nadadora, natural de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, deu as primeiras braçadas com apenas três anos de idade, graças ao incentivo dos pais, que também nadavam. 
Paula já defendeu as cores da Esefic - Cruzeiro, Itaguará Country Clube e do Unisanta, de Santos. Hoje com 18 anos de idade, Paula mora há quatro em São Paulo, precisou aprender a se virar sozinha desde pequena e é uma das promessas do Esporte Clube Pinheiros. Ela compete nas provas dos 50 e 100 metros livre e 50 e 100 metros costas.

A nadadora tem na bagagem títulos de expressão como o Campeonato Sul-Americano de 2013, o Campeonato Brasileiro Junior de 2012, onde conquistou cinco medalhas de ouro, além do Campeonato Paulista e o estadual de Maratona Aquática.
Paula vai competir no Troféu José Finkel, que será disputado no Vale do Paraíba pela primeira vez. A competição tem início na segunda-feira, no Parque Aquático do Itaguará, em Guaratinguetá. 

O Na Gaveta Esportes conversou com exclusividade com a nadadora.

NG Esportes: Quando você começou a nadar? Como foi esse início?

Paula Togeiro: Comecei com três anos de idade. Treinava em Cruzeiro na Esefic. Vim pra Guará com 12 anos treinar no Itaguará e voltava todos os dias pra Cruzeiro. Um ano depois, vim morar em Guaratinguetá. Fiquei dois anos e depois fui pra São Paulo.

NG Esportes: Quem te introduziu no esporte?

Paula Togeiro: Meus pais me ensinaram a nadar. Minha irmã nadava, minha família nadou e eu continuei com o apoio deles. Meu pai sempre corria atrás de competições. Se eu ganhava uma, ele já ia atrás de outra. Assim foi indo até que ele me levou para o Pinheiros.

NG Esportes: Como é poder competir perto de casa e dos familiares?

Paula Togeiro: É muito bom. Tenho o apoio da família, amigos, pessoas que me conhecem. Realmente é muito bom estar aqui, em casa. É uma sensação muito boa.

NG Esportes: Como você avalia seu momento perante aos demais atletas da natação brasileira?

Paula Togeiro: É muito gratificante estar no meio de tanta gente boa e qualificada. É uma experiência bem bacana estar com atletas mais experientes e outros que estão despontando agora.

NG Esportes: Como foi ter essa experiência de ir morar em São Paulo, ainda nova, sem a família?

Paula Togeiro: Fui muito nova pra lá (há quatro anos). Foi difícil. Minha família estava longe, mas é o que eu queria. Meu objetivo era estar lá. Então, foi um bom feito ter ido pra lá.

NG Esportes: Quais foram as dificuldades e lições tiradas com essa experiência? 

Paula Togeiro: Como eu saí de casa muito cedo, precisei aprender tudo muito rápido. Aprendi a me virar sozinha muito cedo e me tornei madura. Eu tinha medo de São Paulo, mas aprendi a gostar de lá. Aprendi também a me relacionar melhor com as pessoas.

NG Esportes: Com a rotina de treinos e competições, você conseguiu dar conta dos estudos?

Paula Togeiro: Sim, eu terminei o colégio e comecei a fazer faculdade de arquitetura, mas por conta da rotina, não consegui levar. 

NG Esportes: Quem são seus ídolos no esporte?

Paula Togeiro: Tenho como grande ídolo o Gustavo Borges. Ele está no clube com a gente, conversa com a gente e está sempre a disposição do grupo. O Cielo, quem não é fã dele (risos)? A Fabíola Molina, aqui do Vale, também é um grande exemplo.

NG Esportes: Quais são seus objetivos a curto prazo?

Paula Togeiro: Nesse campeonato eu pretendo conseguir chegar à final e bater meus tempos. Vou participar de um campeonato na Cidade do México, tenho como meta conseguir algumas medalhas. Vou disputar ainda o Brasileiro de Categoria, já que ano que vem vou ser sênior. No fim do ano tem o Open e eu pretendo conseguir algumas medalhas também.

NG Esportes: E seus objetivos a longo prazo?

Paula Togeiro: A longo prazo, quem não sonha com as Olimpíadas, não é? Quem sabe um Mundial ou os Jogos Pan-Americanos, no ano que vem. Vou tentar.

NG Esportes: Como está a sua situação quando ao índice técnico para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016?

Paula Togeiro: Na natação, as coisas mudam muito em um ano. É muito difícil. Pra conseguir uma vaga para as Olimpíadas, tenho que ficar entre as duas melhores no índice técnico. Estou na briga, estou no bolo com todas as outras, mas tem muito chão ainda.

NG Esportes: Como você avalia a estrutura da natação brasileira?

Paula Togeiro: No Brasil é bem complicado. Uma piscina boa de 25 metros a gente tem aqui no Itaguará, no Sesi e no Pinheiros também. A gente disputou o Troféu Maria Lenk em São Paulo, a piscina era boa, mas o bloco não ajudava, sempre tem alguma coisa pra melhorar. Mas a melhor piscina de longa é no Rio de Janeiro, no Parque Maria Lenk. Mas dá pra contar nas mãos quantas piscinas boas a gente tem. 

NG Esportes: Apesar do bom rendimento da natação nos últimos Jogos Olímpicos, você acha que falta mais atenção com a natação no Brasil?

Paula Togeiro: Com certeza. Um pouco mais de ajuda. Porque você só vê futebol, futebol... Tivemos a Copa em diversos estádios por todo o Brasil, enquanto na natação, só temos Rio e São Paulo para competir, porque os outros lugares acabam não sendo adequados. Não temos nenhuma piscina coberta. Fora do Brasil, na maioria dos ginásios e competições, a piscina é climatizada e coberta, então, falta muito em estrutura pra gente.

NG Esportes: Com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, você acha que a tendência da natação brasileira, em questão de estrutura, é melhorar?

Paula Togeiro: Não sei. Não espero muito. Pode melhorar muito no Rio, quem sabe mais uma piscina no Rio. Mas não vejo muita esperança não.

Paula Togeiro estreia no Troféu José Finkel às 9h desta segunda-feira. Dos seis dias de disputa, Paula só não vai competir na terça-feira. A nadadora conta com o apoio da GR - Indústria Química e Unimed Cruzeiro desde que despontou para o esporte no Vale do Paraíba.



Manthiqueira abre terceira fase segunda divisão neste domingo contra o Atibaia

Time de Dado de Oliveira recebe o Falcão, neste domingo; Equipes já se enfrentaram na primeira fase da competição

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
Manthiqueira inicia terceira fase em casa, contra um velho rival, o Atibaia (Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
O Manthiqueira abre a terceira fase do Campeonato Paulista da Série B em Guaratinguetá. O primeiro adversário da Laranja Mecânica será o Atibaia, equipe que estava no mesmo grupo do time de Dado de Oliveira na primeira fase da competição. Além do Atibaia, Primavera e Sumaré compõem o grupo 17. A estreia do Manthiqueira está marcada para esse domingo, às 10h, no estádio Dario Rodrigues Leite.

Pela primeira vez o Manthiqueira disputará a terceira fase da 'segundona paulista'. Mais perto do acesso, o volante Roberson, que está na equipe desde o primeiro ano como profissional, em 2011, afirma que o grupo tem dado o máximo para atingir o objetivo. "Para próxima fase esperamos continuar a fazer bons jogos, vencer e continuar adiante até o acesso. Procuro sempre tentar fazer o meu melhor para ajudar a equipe do Manthiqueira", afirmou em entrevista ao site oficial da Federação Paulista de Futebol. 

O atleta disse que o acesso é a chance dos jovens atletas mostrar potencial e conseguir uma guinada na carreira. "O time ganhando e indo bem, todos nós ganhamos mais visibilidade e, quem sabe podemos melhorar o trabalho que está sendo realizado por aqui. Estamos a quatro anos buscando o acesso e esse ano vemos que temos grandes possibilidades de conseguir", concluiu. 

Na primeira fase, o Manthiqueira enfrentou o Atibaia, rival deste domingo. Em Guaratinguetá, o time laranja perdeu por 3 a 1, mas se recuperou dando o troco fora de casa, na vitória por 3 a 0.

Nilmara Alves não deve promover alterações e o Manthiqueira deve começar com Pedrão, Ronaldo, Léo, Rocha e Alex; Jhoni, Tiago, Railson e Dielton; Roberson e Medina.



Guará vence Duque de Caxias e volta ao G-4

Vitória no Rio de Janeiro deixa Garça na terceira posição; Camacho foi o destaque da partida com dois gols

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
(Geraldo Bertanha - Mogi Mirim EC)
O Guaratinguetá venceu mais uma partida fora de casa. Diante do lanterna Duque de Caxias, a Garça fez 3 a 0 e pulou da sétima para a terceira posição. Agora com 19 pontos, o Guará aguarda o encerramento da rodada no domingo para saber se continua no G-4 ou se deixa as quatro primeiras posições.

Quando a bola rolou no estádio Marrentão em Duque de Caxias, o Guará iniciava a construção de sua quinta vitória na Série C. Aos cinco minutos, Camacho fez boa jogada e tirou do goleiro Rafael para abrir o placar para a Garça.

Aos 22 minutos, o técnico Fernando Diniz, do Guará, foi expulso. O árbitro da partida, Marcelo Alves dos Santos, alegou que o treinador levou o cartão vermelho por excesso de reclamação.
Mesmo sem o comandante à beira do campo, o Guaratinguetá ampliou o placar. Aos 43 minutos, Rafinha recebeu lançamento em profundidade e bateu sem dar chances a Rafael. Camacho ainda teve tempo de anotar o terceiro gol tricolor aos 47 minutos da primeira etapa.
Com a vantagem de três gols no placar, o Guaratinguetá aproveitou os últimos 45 minutos para cadenciar a partida e cozinhar o jogo até o fim da partida.

A vitória em Duque de Caxias fez com que o Guará saltasse para a terceira posição. O time do Vale do Paraíba precisa torcer por um empate entre Caxias e Tupi e uma vitória do Guarani contra o Juventude, para seguir dentro do G-4.
O próximo jogo da Garça será na Arena Barueri, contra o Guarani. A direção tricolor decidiu mudar o mando de campo por conta do estado do gramado do estádio Dario Rodrigues Leite.


Guará sedia Troféu José Finkel de Natação a partir desta segunda-feira

César Cielo e Thiago Pereira são dois dos mais de mil atletas que vão competir em Guaratinguetá

Meon.com.br
Guaratinguetá
Thiago Pereira (à esquerda) e César Cielo vão disputar a competição em Guará (Divulgação - COB)
Começa nesta segunda-feira (1º) a 43ª edição do Troféu José Finkel de Natação que vai acontecer pela primeira vez em Guaratinguetá. A competição é uma das principais do calendário brasileiro e garante índice para o Campeonato Mundial em Piscina Curta de 2014, que vai ser realizado no Qatar.

Os 1.190 atletas, inscritos por 40 clubes, disputam medalhas em 44 modalidades como os tradicionais 50 metros masculino e feminino, revezamento 4x100, além dos 100 e 200 metros livres.
As provas do Troféu José Finkel vão ser disputadas em piscina de 25 metros no Parque Aquático do Itaguará Country Club e serão realizadas até sábado (6), com as eliminatórias programadas para começar às 9h e as finais às 17h.

Entre os principais nomes da competição estão o medalhista olímpico e recordista mundial dos 50 e 100 metros livres, César Cielo, o nadador Thiago Pereira, e os atletas que defendem o Brasil em competições ao redor do mundo como Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Felipe Lima, Felipe França Silva, Matheus Santana, Natalia de Luccas, entre outros.

Meon em parceira com o site Na Gaveta Esportes vai acompanhar o Troféu José Finkel de Natação em tempo real a partir desta segunda-feira.

Informação do site www.meon.com.br


São José Basquete pega o Rio Claro em casa

Joseenses jogam no Lineu de Moura e buscam recuperação no Paulista

Meon.com.br
São José dos Campos
Caio Torres foi o destaque da última partida contra o Rio Claro (Cláudio Capucho - PMSJC)
O São José Basquete volta às quadras diante do Rio Claro neste sábado (30), pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial. Desta vez, a equipe do Vale do Paraíba volta a jogar diante dos torcedores, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, às 18h.
Na última rodada, a equipe comandada interinamente por Marcos Lima sofreu o revés por 122 a 110 em um jogo eletrizante contra o Paulistano/Unimed após duas prorrogações. Na ocasião, Manny Quezada novamente foi o principal joseense em quadra, ao anotar 34 pontos diante da equipe da capital.
“A parte física novamente atrapalhou e alguns jogadores não renderam da mesma maneira como estavam rendendo nas últimas partidas. Mas vejo como positivo, já que estavam com o jogo na mão e conquistamos o empate”, explica o auxiliar-técnico, que está no comando da equipe joseense.
No primeiro duelo entre São José e Rio Claro, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, no ginásio Felipe Karan, os joseenses foram derrotados por 71 a 61. 
“Já voltamos a treinar normalmente e precisamos marcar mais forte. A equipe do Rio Claro é poderosa na linha de três e temos que inibir isso”, completa o comandante. Com 10 pontos, o São José segue em busca das primeiras classificações do Paulista.
Informações do site www.meon.com.br

Guará quer a vitória diante do lanterna Duque de Caxias

Garça precisa vencer se ainda quiser sonhar com classificação; Fernando Diniz garante Ytalo no ataque e força máxima para partida de hoje

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
Diniz pede vitória, independente das condições do campo (Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Guaratinguetá e Duque de Caxias jogam às 16h deste sábado, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A briga da Garça é para voltar a figurar entre os quatro primeiros colocados, enquanto o Duque tenta se livrar da lanterna do Grupo B.

Com 16 pontos na classificação, o Guaratinguetá está em sétimo e a dois pontos do Macaé, primeiro time dentro do G-4. O adversário desse sábado não vive uma situação boa e amarga a lanterna da chave com apenas seis pontos.
Para surpreender o Duque de Caxias fora de casa, Fernando Diniz afirma que time precisará se virar para jogar em um campo irregular e conseguir uma nova vitória. "A gente vai jogar em Duque de Caxias, onde o campo também não é bom, mas temos que nos virar", respondeu o treinador. 

Questionado se faria uma preparação especial ao longo da semana, Diniz respondeu que não e afirmou que preocupação do time é vencer no Rio de Janeiro. "Preparação é pra ir em Caxias e fazer um bom jogo. Tentar mais uma vitória", concluiu.

Substituído na última partida, Ytalo é peça certa no ataque da Garça. "Ele sentiu cansaço, por isso o tirei (contra o Tupi). O Guará deve ir a campo com Felipe Alves; Nadson, João Paulo, Sabiá e Carlos Magno; Francis, Camacho, Danilo e Marquinho; Ytalo e Rafinha.

O Duque de Caxias que venceu apenas uma vez na Série C, tem três empates e sofreu oito derrotas, vai estrear Fahel Júnior como novo comandante. O comandante substituí Bruno Quadros, que foi demitido na última quarta-feira.



Orkut Favorites More