9 de dez. de 2014

Wilson Junior chega animado ao Guará "Aceitei o desafio por ser um time de camisa forte"

Novo treinador estreia comandando uma equipe, mas revela que tem se preparado nos últimos quatro anos para assumir o cargo

Redação
Guaratinguetá 
 
(Guaratinguetá Futebol Ltda - Facebook)
Aos 38 anos, Wilson Junior chegou para comandar o Guaratinguetá. O ex-goleiro, com passagem pelo São Bernardo e Bragantino, time que encerrou a carreira neste ano, é o novo técnico da Garça. Wilson foi apresentado na tarde de ontem, no estádio Dario Rodrigues Leite, e revelou que decidiu treinar o Guará graças a tradição e a camisa forte do Tricolor.

Inexperiente? Nem tanto. Mesmo sem ter uma experiência prática no comando de algum clube, o técnico Wilson Junior garantiu que tem se aperfeiçoado nos últimos quatro anos para comandar uma equipe. "Eu venho há quatro anos especializando com estágios, com grandes treinadores, pra que quando viesse essa oportunidade eu estivesse preparado", declarou o novo técnico tricolor em sua coletiva de apresentação.

Wilson também revelou o motivo que o fez querer acertar com o Guaratinguetá. "Aceitei o desafio do Guará por ser um time de camisa forte, tem essa tradição, e por conhecer muito bem o Nenê e o Pedro. Já estou vendo muitos jogos da A-2, estudando, assimilando e vamos formar um grupo com a minha cara, de muita vontade, muito aguerrido e que não desiste nunca", concluiu.

O Guaratinguetá estreia na A-2 no dia 1 de fevereiro, contra o Mirassol. A Garça fará ao todo 10 partidas fora de casa e nove no Dario Rodrigues Leite. A tabela completa da Série A-2 foi divulgada na semana passada.



Guaratinguetá está entre os 50 principais times do futebol brasileiro

Ranking atualizado da CBF marca Garça como única representante do Vale do Paraíba no cenário nacional. Na Série C, Guará emendou sétimo ano consecutivo disputando competições nacionais

Redação
Guaratinguetá

A CBF divulgou seu ranking atualizado de clubes, na última terça-feira. Assim como faz todos anos, a entidade máxima do futebol nacional promoveu o ranking das equipes que disputaram e disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O Guaratinguetá segue sendo o único time do Vale do Paraíba presente na lista.
(Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Se no ano passado o Grêmio fechou como líder do ranking da CBF, neste ano, ninguém segurou o Cruzeiro. Bicampeã consecutiva do Brasileirão, a Raposa tomou a liderança da lista e fez o time gaúcho cair para a quarta posição. Corinthians e Flamengo mantiveram as posições de 2013, e seguem em segundo e terceiro, respectivamente. O Santos fecha o G-5.
No grupo dos 10 primeiros ainda estão o Atlético Mineiro, atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo, o Fluminense, o Internacional e o Atlético Paranaense. 

Marcando presença

Se no topo do ranking tudo caminha sem novidade, na zona intermediária o Guaratinguetá continua sendo o único time do Vale do Paraíba a disputar uma competição nacional. Atualmente na Série C, a Garça é a 45ª no ranking e soma 3.012 pontos. 
Desde 2008 o Guará disputa ao menos uma competição nacional. Na ocasião, o time disputou a Série C e a Copa do Brasil. De lá pra cá, o time do Vale competiu por mais duas vezes na Série C e outras duas na Série B. Em 2011, como Americana, a equipe esteve perto de conseguir o acesso à Série A do Brasileirão.

Critérios

O ranking da CBF (clique na imagem para ampliar) leva em conta o desempenho das equipes nos últimos cinco anos. Esse critério foi adotado em 2012 e segue até hoje. Antes, os pontos dos times eram somados continuadamente desde 1959.

Na divisão de pontos, o campeão da Série A recebe 800, contra 400 da Série B, 200 da Série C e 100 da Série D. Na Copa do Brasil, o time campeão ganha 600 pontos, contra 480 do vice-campeão. As equipes que participam das fases preliminares também recebem pontuação. 

O número de pontos conquistados no ano da divulgação é multiplicado por cinco e diminui a cada ano subsequente. 

Função importante

O ranking de clubes também define dez vagas diretas para a Copa do Brasil do ano seguinte. Os representantes de São Paulo na edição do nacional de 2015 são Palmeiras, Santos, Ituano (campeão da Série A-1), Capivariano (campeão da Série A-2 estadual) e Santo André (campeão da Copa Paulista). Além dessas equipes, Corinthians e São Paulo, que vão disputar a Libertadores, entram nas oitavas de final da Copa do Brasil.



Orkut Favorites More