21 de ago. de 2015

Prova estudantil completa 36 anos de história e premia alunos de escolas da região

Cerca de 115 alunos competiram nas categorias mirim e infantil na manhã desta sexta-feira entre Aparecida e Guará

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Yuri Felipe arrancou para conquistar a vitória pelo Américo Alves, no infantil - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
A 36ª edição do Revezamento 11 de Agosto reuniu 112 participantes de 16 equipes em Guaratinguetá. A corrida pedestre, que tem como característica a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de Guará, Aparecida, Cunha e Potim, coroou duas equipes aparecidenses neste ano. Na categoria mirim, venceu a escola Virgulina M. Moura Fazzeri, enquanto na infantil a campeã foi a escola Américo Alves.

O Revezamento 11 de Agosto é realizado desde 1980 e foi criado com o objetivo de comemorar o Dia do Estudante e promover uma competição esportiva entre os alunos das escolas da região. Cada equipe deve ter sete atletas. Os corredores ficam posicionados ao longo dos 3.500 metros de percurso da prova. Cada atleta corre 500 metros, até chegar à próxima base e passar o bastão de revezamento ao companheiro de time. Vence a equipe que fizer o percurso em menor tempo.

Desde que o revezamento foi criado, a escola com o maior número de títulos é o Américo Alves, de Aparecida, com 22 títulos, contando com o triunfo deste ano. A escola Virgulina M. Moura Fazzeri chegou ao sexto título e empatou com Conselheiro Rodrigues Alves, como segunda maior vencedora.

Na categoria mirim, sete escolas foram representadas e as três primeiras equipes foram Virgulina M. Moura Fazzeri, com 11.24s. O segundo lugar ficou com a equipe Elvira Mena (Guará), com 12m58 e o terceiro posto foi para Alcina Soares Novaes (Guará), com 13m01s. 

Na categoria infantil 10 escolas participaram. O título foi para o Américo Alves, com 10m20s. A segunda posição ficou com a equipe Silvio Marcondes Coelho, de Guará, com 10m31s e o terceiro lugar foi para a equipe do Conselheiro Rodrigues Alves, com 11m04s.

Encarregado de fechar o revezamento do time campeão no infantil, Yuri Felipe falou sobre a conquista e o fim do ciclo para alguns companheiros de time os professores. ""Nós, por sermos amigos, decidimos treinar juntos fora da escola. A gente decidiu se unir porque esse é o último ano de alguns atletas, que já não vão poder participar pela idade. Isso é mais que um título, não tem nada que pague. Os professores Maneco e Pires estão aposentando. Por eles estarem encerrando, a gente resolveu deixar um presente pra eles", declarou.


Dielton e mais três reforçam o Manthiqueira

Time ganha quatro reforços e meia fala sobre volta e chance de acesso

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Dielton (centro) era o responsável pela criação do meio de campo laranja em 2014 - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
O Manthiqueira anunciou na noite de ontem quatro reforços para a fase decisiva do Campeonato Paulista da Série B. De olho no acesso, a Laranja Mecânica vai contar com Giovanni Mocellin, Robson, Clebinho e Dielton. O último passou pelo clube em 2014, na campanha que quase deu ao time de Guaratinguetá o primeiro acesso da história. Agora, Dielton fala em gratidão a Dado de Oliveira e subida à Série A-3.

Deixar a Série B Paulista para trás é um sonho antigo do Manthiqueira. O time, que estreia na fase final da competição neste domingo contra o Lemense, fora de casa, vai brigar contra cinco adversários por duas vagas à terceira divisão do estado em 2016.

Com jogadores jovens e versáteis, caso de Roberson, Dias e Ronaldo, a Laranja anunciou a contratação de outros quatro nomes para a sequência da competição. 

O goleiro Giovanni Mocellin tem 22 anos e chega do Mirassol. O zagueiro Robson também tem 22 anos e soma passagens pelo Red Bull Brasil, São Caetano e São José dos Campos FC. Já o volante Clebinho, 25, passou por São Paulo e Corinthians.

Tô de volta!

Além dos três jogadores, o meia Dielton também foi confirmado. O jogador, de 24 anos, vestiu a 10 da equipe em 2014 e já está treinando com o grupo, no CT São Nicolau. Dielton defendeu o São José dos Campos FC na Série A-3 deste ano e foi titular da equipe durante a temporada.

Segundo o meia, o fato de conhecer Dado de Oliveira e a estrutura do Manthiqueira influenciou para que o jogador voltasse. "Conheço muito bem a equipe, todos os companheiros, gosto muito do Manthiqueira e sei o jeito de jogar. Isso contou bastante para voltar e ajudar a equipe da melhor maneira possível", contou ao Na Gaveta Esportes.

Ano passado, Dielton foi peça importante do meio de campo laranja durante as três fases que o Manthiqueira disputou. Nesta temporada, a direção do clube foi atrás do jogador para tê-lo de volta na fase final da competição.

Questionado sobre a responsabilidade de chegar ao clube num momento importante e que vale o acesso, o meia respondeu. "Chego querendo ajudar a equipe e o presidente Dado de Oliveira, que é uma ótima pessoa e merece um acesso por tudo que faz pelo clube. Estou me dedicando nos treinamentos para poder jogar o mais rápido possível", concluiu.

O Manthiqueira abre a fase final neste domingo, contra o Lemense, fora de casa. A partida será realizada às 10h.


 
Orkut Favorites More