3 de jun. de 2015

Nilmara revela o segredo da reação do Manthiqueira na 'segundona'

Treinadora contou o que foi determinante para que o time pudesse jogar melhor, fazer gols e desencantar na competição

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Treinadora viu em Dias um elemento surpresa: a aposta está dando certo - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
Ainda que haja motivos para comemorar, a treinadora do Manthiqueira prefere pôr os pés no chão e continuar focada no objetivo inicial: entrar no G-4. Há duas rodadas, a Laranja não sabia o que tinha de corrigir para desencantar e voltar a vencer na Série B do Paulista e o grupo dos classificados estava distante. Mas, bastou que Nilmara Alves mudasse uma peça no time titular para que os gols voltassem a sair e que as vitórias aparecessem. Com Dias no ataque, o time engrenou, e a esperança de classificação voltou a brilhar pelos lados de Guaratinguetá.

Elemento surpresa

Quando o Manthiqueira deixou o gramado do estádio Dario Rodrigues Leite pela segunda vez no ano, Nilmara Alves não sabia como explicar a sequência de quatro derrotas. "A gente tem mais posse bola, cria chances, mas na hora de fazer, não faz. Tem faltado calma. As vezes é um detalhe que faz a diferença", disse a treinadora depois da derrota por 1 a 0 para o Mauaense, pela quinta rodada.

Nas cinco primeiras partidas, Nilmara usou um esquema com apenas um atacante dentro da área. Como resultado, o time venceu apenas um jogo e perdeu os demais. Precisando de uma mudança imediata no time, a treinadora viu uma opção na própria equipe titular. "A gente estava tentando jogar com um atacante fixo dentro da área, mas não estávamos conseguindo. Fomos obrigados a fazer algumas mudanças e colocamos o Dias como um 'falso atacante', pois ele sobe bastante e é alto. Isso tem feito a diferença, lá no ataque", conta Nilmara.
Mesmo marcado de perto, Dias conseguiu espaço para marcar na última partida - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
O, até então, volante foi para o ataque e os resultados apareceram. Nas últimas duas partidas, duas vitórias e três gols marcados. Mesmo com os bons números iniciais, Dias é modesto. "Eu estou ajudando o grupo. Estou bem, jogando na frente. Mas temos que continuar com a mesma pegada, se doando em campo, para ajudar o Manthiqueira. Quando o time está bem, tudo funciona". 

Espírito da competição

Ligado aos gols de Dias e ao acerto em testar o jogador no ataque, Nilmara também falou sobre a nova fase do time. A dois pontos de entrar no G-4, a equipe está de cara nova e a treinadora quer foco no trabalho. "A equipe conseguiu captar o espírito da 'bezinha'. Aqui nós temos que jogar com raça até o fim. Conseguimos entrar na competição e esse entendimento, da disputa, ajudou bastante", finalizou.

O time segue treinando no Centro de Treinamento São Nicolau, onde realiza os ajustes visando o jogo contra o Diadema, no próximo sábado. A partida, que será válida pela 8ª rodada, vai ser realizada em Guará, às 15h, no Dario Rodrigues Leite.


Orkut Favorites More