6 de jan. de 2016

A-3: Entre o fantasma da última divisão paulista e o sonho de voltar à Série A-1

Doze clubes que já estiveram na primeira divisão paulista lutam para retornar à elite e se manter longe da última divisão

Leandro Oliveira
São Paulo

O sonho de voltar à primeira divisão passa por 12 dos 20 clubes que vão disputar a Série A-3 a partir do próximo dia 31. Times tradicionais que não entram em campo na Série A-1 há décadas, e equipes que disputaram recentemente a elite paulista, hoje se preparam para fugir da última divisão do estado e manter vivo o sonho de um dia retornar à principal divisão do estado.
Campeã Paulista em 86, Inter figura na terceira divisão estadual
O Na Gaveta Esportes preparou uma lista das equipes que já estiveram na primeira divisão de São Paulo e hoje figuram na terceirona.

Grêmio Barueri

O Barueri se destacou no início dos anos 2000 pela ascensão meteórica. O clube da grande São Paulo não precisou de mais de seis anos para subir da extinta Série B-3 para a A-1, e de quebra colocar no bolso o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro no mesmo ano que o time conquistava a vaga à elite paulista.

Novato no Paulistão, o Barueri fez sua estreia na Série A-1 em 2007. O time ainda disputou os campeonatos de 2008 e 2009, ano que chegou à final do Titulo do Interior, e acabou derrotado pela Ponte Preta. 

Um ano depois, o time mudaria de nome e cidade. Longe de Barueri, o Grêmio foi para Presidente Prudente. De volta à Barueri, em 2011, o desempenho não foi o mesmo e o time amargou uma série de rebaixamentos, indo parar na terceira divisão estadual.

Grêmio Catanduvense

A passagem do Grêmio Catanduvense pela Série A-1 foi rápida. O time, que sucedeu o Grêmio Esportivo Catanduvense, Catanduva Esporte Clube e Catanduva Atlético Clube, foi fundado em 2004 e conquistou o primeiro acesso em 2006. No ano seguinte, o alviazul subiu para a Série A-2. Em 2011, o time finalmente conseguiu a vaga à elite estadual.

Em 2012, a cidade de Catanduva comemorava o fato do time poder disputar à Série A-1 do Campeonato Paulista. Mas, a passagem da Bruxa pela primeira divisão durou pouco. Com apenas duas vitórias em 19 partidas, o Grêmio Catanduvense amargou o rebaixamento à Série A-2 logo no ano de estreia na elite.

Comercial

Tradicional no cenário paulista, o Comercial está longe da primeira divisão desde 2014. O Leão já disputou a Série A-1 do Paulistão em 31 edições, e de 2011 até 2015 vive intensos altos e baixos. 

Isso porque 2011 marcou o ano do retorno do Comercial à Série A-1, após 25 anos. Mas, na volta à primeira divisão, em 2012, o Leão sofreu um rebaixamento. Em 2013, o clube voltava à elite, para, um ano mais tarde, ser novamente rebaixado. Em 2015 o Leão não teve forças para se manter na Série A-2 e acabou caindo para a terceira divisão.

Guaratinguetá

Assim como o Barueri, o Guaratinguetá tem uma história recheada de acessos meteóricos, mudanças de nome e cidade sede e uma série de rebaixamentos. Porém, a história da Garça começou a declinar após a saída do time para Americana, em 2010.

Antes disso, o time já tinha subido da Série B-2 para a A-1 em seis anos e figurava na Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia da Garça na primeira divisão paulista foi em 2007, ano que o clube do Vale do Paraíba conquistou o título de Campeão do Interior, em cima do Noroeste, em Bauru. Um ano depois, o Guará terminou o Paulistão na liderança e conquistou a inédita vaga à semifinal, onde acabou sendo eliminado pela Ponte Preta.
Goleadas marcaram a última passagem da Garça na Série A-1, como o 5 a 0 do Santos de Neymar - Foto/Lance
Em 2009 o time disputou novamente a Série A-1, mas acabou rebaixado em pleno Dario Rodrigues Leite. Em 2010, a equipe conquistou o acesso à elite em casa e garantiu o direito de disputar a Série A-1 no ano seguinte. Porém, o time acabou se mudando para Americana e o encontro do Guaratinguetá com a primeira divisão só foi concluído em 2012, quando o clube voltou para sua terra natal. No mesmo ano, a Garça sofreu durante toda a competição e não teve forças para evitar a queda para a Série A-2.

Inter de Limeira

Campeã Paulista de 1986, a Inter de Limeira já disputou 23 edições da Série A-1. Porém, a Gigante de Limeira não figura na primeira divisão há 11 anos. A última participação da Inter foi em 2005, ano que o clube venceu apenas quatro dos 19 jogos e acabou na lanterna da competição.

Matonense

A Matonense foi peça certa nas edições do Campeonato Paulista de 1998 a 2002. O time de Matão conseguiu surpreender os grandes do estado, como Corinthians e Santos no período em que esteve na elite estadual.

Em 2002, a Matonense disputou o Campeonato Paulista ao lado de outras 11 equipes, enquanto os principais clubes do estado disputavam o Torneio Rio - São Paulo. Dos 12 times, a Águia foi a lanterna e acabou rebaixada para a Série A-2 do ano seguinte. Desde então, o clube de Matão segue longe da primeira divisão.

Nacional

O Nacional Atlético Clube é um dos mais tradicionais times do estado. O Naça já disputou 23 edições da Série A-1 do Campeonato Paulista, mas está ausente desde 1974, quando terminou a fase classificatória na 13ª e acabou desclassificado.

Longe da primeira divisão há 32 anos, o Nacional sabe bem como é estar, tanto na elite, como na última divisão. De 2010 a 2014 o time sofreu na Série B do Campeonato Paulista e bateu na trave em duas das cinco vezes que disputou a 'Bezinha'. O acesso à Série A-3, e a fuga do calvário da Série B, só vieram em 2014.

Noroeste

Foto/GazetaPress
O Noroeste está entre os 15 clubes de São Paulo que mais disputaram a primeira divisão do estado. Das 37 vezes que esteve na Série A-1, o Norusca tem como melhor resultado um quarto lugar, em 2006.

A última vez que disputou a primeira divisão foi em 2011, quando acabou rebaixado junto de Grêmio Prudente, Santo André e São Bernardo. Em 2013, o Norusca terminou na 17ª posição e caiu para a Série A-3. 

Um ano depois, o Noroeste foi o segundo pior da terceira divisão e chegou à última divisão. Em 2015, o time conseguiu se reerguer e conquistou o acesso à Série A-3.

Olímpia

O Olímpia Futebol Clube escreveu sua história na Série A-1 de maneira rápida e contínua. Durante três temporadas, o clube disputou a primeira divisão, em 1991, 1992 e 1993. Rebaixado para a Série A-2 em 93 e para a Série A-3 em 96, o Galo nunca esteve próximo de retornar à elite estadual.

São José

Vice-campeão paulista em 1989, o São José disputou uma edição da Série A-1 pela última vez em 1999. Nos 17 anos longe da elite, a Águia do Vale já bateu na trave algumas vezes, como em 2009, 2010 e em 2011, quando conseguiu a classificação á segunda fase e terminou o quadrangular final na terceira posição, nos três anos. 

Em 2012 e 2013 o São José ficou pelo caminho e não chegou à segunda fase na A-2. Em 2014, a Águia terminou na última posição entre os 20 clubes e acabou rebaixada para a Série A-3, onde permanece desde então.

Rio Preto

O Rio Preto disputou a Série A-1 apenas em duas edições. Em 1974, assim como o Nacional, o Jacaré acabou desclassificado na primeira fase. Após 34 anos, o clube voltaria a figurar na primeira divisão.

Em 2007, o Rio Preto ficou com o vice-campeonato da Série A-2 e assegurou uma vaga para o Paulistão do ano seguinte. Porém, a passagem do Jacaré pela Série A-1 durou pouco. Logo no ano do retorno, o Rio Preto acabou rebaixado, depois de fazer uma fraca campanha e conquistar apenas 15 dos 57 pontos possíveis.

Sertãozinho 

O Sertãozinho disputou a Série A-1 em três edições. Em ambas, o time esteve próximo de ser rebaixado ou acabou caindo para a Série A-2. No primeiro ano na elite, em 2007, o Touro dos Canaviais ficou na 16ª posição, uma acima da zona de rebaixamento. Em 2008, não teve jeito. Dono de uma campanha irregular, o Sertãozinho terminou a competição no 19º lugar.

Em 2009 o Touro disputou a Série A-2 e conquistou o acesso á Série A-1. Mas, no retorno à primeira divisão, o Sertãozinho fracassou novamente e terminou na penúltima posição. Como consequência, o time acabou rebaixado novamente.


Sugestões de pautas: Se você tem alguma indicação de tópicos ou sugestões de pauta, envie para o Na Gaveta Esportes através da nossa página no Facebook, clicando aqui. 
Orkut Favorites More