25 de jun. de 2012

Guará e Manthiqueira vivem momentos opostos e dividem atenção dos torcedores

A cidade de Guaratinguetá vive um momento histórico no futebol. Guará comporta pela primeira vez, dois clubes  profissionais de futebol, que dão aos torcedores um leque de alternativas esportivas. Além das equipes profissionais, os clubes contam com os elencos sub-20. Na categoria principal, o Guaratinguetá está na Série B do Campeonato Brasileiro e A2 do Paulista, enquanto o Manthiqueira disputa apenas a Série B do Campeonato Paulista. Na categoria sub-20, a Garça figura na primeira divisão, enquanto a Laranja disputa a segundona. 
(foto: EC Santo André)
Dentro de campo, muito se esperou do Guaratinguetá, após o retorno de Americana. Porém, ao longo dos seis meses de futebol apresentado, o Tricolor do Vale soma um rebaixamento no Paulistão e início irregular na Série B. A equipe já figura na zona de rebaixamento há quatro partidas, e a média de público em seus jogos em casa é de 900 torcedores.
Os torcedores entrevistados, alegam que o motivo pelo péssimo público é a mágoa pela mudança de cidade, no fim de 2010, e nem a volta da equipe para seu berço natal foi capaz de apagar tamanha dor, sentida pelos mesmos. "Eu acompanhava o time desde quando ele nasceu, e a mudança pra Americana foi um baque para todos nós. Isso não se faz com a torcida, que é o maior patrimônio de um clube. Depois da mudança, desisti de acompanhar qualquer coisa relacionada ao futebol", revelou Sandro, ex-torcedor do Guará.
Melhor público da equipe foi no jogo contra o Corinthians, onde o Timão foi superior nas arquibancadas (foto: site/Vnews)
Em contrapartida, o Manthiqueira, que apostou na inovação e juventude, vem trilhando o caminho oposto do rival. A Laranja soma seis vitórias, um empate e apenas uma derrota na competição, e já assegurou classificação para a próxima fase. 
Dono da segunda melhor campanha do campeonato, o Manthiqueira conta, neste ano, com o apoio dos torcedores que viram seu nascimento, acompanharam sua última temporada e também dos torcedores insatisfeitos do Guaratinguetá. "Eu sempre acompanhei o Guará, desde a época da Esportiva, nos anos 80, e esse time do Manthiqueira parece ter mais vínculo com a cidade, do que próprio Guará", afirmou Célio Augusto , torcedor e aposentado.
A média de público nas partidas do Manthiqueira é de 450, e alguns destes torcedores se mostram insatisfeitos com a campanha do Guaratinguetá, e por isso, decidem acompanhar a Laranja. "Eu acompanho os dois, pois gosto de futebol. Mas é triste ver o time que carrega o nome da nossa cidade, capengando nos campeonatos", revelou Roberto Dias, morador do Pedregulho. 
A Laranja tem média de 450 torcedores, que prestigiam a boa fase do caçula de Guará (foto: Dobidula)
Entretanto, outros torcedores não abrem mão de acompanhar o Guaratinguetá, independente da situação. "O momento é difícil, a fase não é boa, mas eu não abro mão de acompanhar o Guará. Desde pequeno acompanho, não vou abandonar agora", revelou Marcos Paulo, de 18 anos, morador do Campo do Galvão.
Outro Tricolor que não abre mão de ver os jogos do Guaratinguetá é Luis Gustavo, morador da Vila Mariana, de Aparecida. "A gente tem que prestigiar o time, não só quem é de Guará, mas torcedores de cidades vizinhas também. Eu sempre vou aos jogos, até quando é tarde da noite, pego o último ônibus e volto pra casa", revelou o torcedor.
Independente da cor da camisa, o número de torcedores nos jogos de ambas as equipes é baixo, e as diretorias dos dois clubes esperam por uma melhora nas arquibancadas, no segundo semestre. 

Ao todo, foram entrevistados dez torcedores. Destes dez torcedores, 3 acompanham as duas equipes, 3 somente o Manthiqueira e 4 apenas o Guaratinguetá. O Na Gaveta Esportes estará realizando uma pesquisa sobre o mesmo tema, mais ampla e aprofundada, no início do mês de julho. 


Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes



Jacareí arranca empate e tira Joseense da liderança


No duelo dos opostos, na tarde do último sábado (23), no Stavros Papadopoulos, em Jacareí, JAC e Joseense empataram por 1 a 1, em jogo válido pela oitava rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
O resultado derrubou  o Joseense para a segunda posição do Grupo 06, já que o Manthiqueira venceu seu compromisso. Com 17 pontos o Joseense já está classificado e permanece na segunda posição, enquanto o Jacareí subiu para cinco pontos ganhos.
(foto: AICAJ)
Mesmo jogando fora de casa, o Joseense começou a partida no ataque e, aos 24 minutos, Ricardo Ramos abriu o placar para os visitantes. Depois do gol, o Jacareí saiu mais para o jogo, mas não conseguiu o empate antes do intervalo.
No segundo tempo, o Tigre voltou mais cauteloso, tentando administrar a vitória, no entando, aos 44 minutos, Leonardo empatou o duelo para o JAC, dando números finais ao jogo.
O próximo compromisso do Jacareí será fora de casa, contra o Manthiqueira, já o Joseense receberá o União FC, no Martins Pereira, em São José dos Campos.


Federação Paulista de Futebol



Manthiqueira vence e volta ao topo do Grupo 06


Jogando em casa, o Manthiqueira buscou o campo de ataque e, apesar da boa marcação dos visitantes, abriu o marcador aos 22 minutos, com Sidinei. O Atlético Mogi reagiu e criou alguns lances de perigo, mas não conseguiu igualar a contagem. 
Após o intervalo, Kacá, logo aos cinco minutos, anotou o segundo gol do Manthiqueira e tranquilizou o time. Sem pressa, os donos da casa trocavam passes até que aos 34 minutos, Kaka teve outra chance e não desperdiçou, marcando o terceiro do Manthiqueira, fechando o placar em Guaratingueta. 
A vitória deu ao Manthiqueira a liderança isolada, já que o Jacareí segurou o empate contra o Joseense, e deixou o Tigre com apenas 17 pontos, contra os 19 do Manthiqueira.
Arquivo (foto: Dobidula)
Confira outro jogo que mexe na classificação do Grupo 06:
No outro duelo da chave, para se afastar da parte baixo da tabela, o União FC venceu o ECUS por 2 a 0, no estádio Pref. Francisco Ribeiro, em Mogi das Cruzes. 
Com a vitória, o União FC subiu para oito pontos, assumiu a quarta colocação e ultrapassou o ECUS, que aparece logo atrás, com sete pontos. 
O jogo foi marcado pelo equilíbrio. Os dois times tiveram oportunidades de marcar na primeira etapa, mas pararam nas boas atuações dos goleiros. 
Após o intervalo, os donos da casa foram mais incisivos no ataque. Aos 38 minutos, Wagner abriu a contagem para o União. Dois minutos depois, em contra-ataque veloz, Reginaldo marcou o segundo dos donos da casa e comemorou a vitória. 
Na próxima rodada, o Manthiqueira enfrenta o Jacareí, novamente em casa, já o Atlético Mogi volta a campo diante do ECUS, em Mogi das Cruzes. O União FC encara o Joseense, em São José dos Campos.


Federação Paulista de Futebol





Orkut Favorites More