4 de set. de 2014

Guará já mandou partidas em cinco cidades diferentes desde 2012. Time luta para recuperar aproveitamento de pontos acima dos 50%

Ás vésperas de Guará e Guarani em Barueri, o Na Gaveta Esportes revela os números das partidas com mando de campo do Guaratinguetá desde 2012

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá

Desde que o Guaratinguetá Futebol Ltda. voltou para a cidade de Guaratinguetá, no fim de 2011, o gramado tem sido alvo de críticas por parte da torcida e direção do clube. Pensando em melhorar a qualidade do futebol apresentado pelo time do técnico Fernando Diniz, a Garça mandará o próximo jogo, contra o Guarani, na Arena Barueri. Essa não é a primeira vez que o Guará vai mandar uma partida fora de casa. Desde que retornou para sua terra natal e voltou a disputar competições como Guaratinguetá, em 2012, ao todo, cinco cidades diferentes já receberam ao menos uma partida do Tricolor. Barueri será a sexta a entrar na lista.

O Na Gaveta Esportes fez o balanço das campanhas do Guaratinguetá nas últimas edições dos campeonatos Brasileiro da Série B (2O12 e 2013) e C (atualmente), e Paulista das Séries A-1 (2012) e A-2 (2013 e 2014), e comparou o aproveitamento da Garça com mando de campo em Guará ou em outra cidade.
Desde 2012, o Guará já mandou 10 partidas longe de casa, venceu cinco, empatou três e perdeu outros dois jogos. Confira ano a ano o desempenho da Garça.

Maratona de jogos no Martins Pereira em 2012

No Martins Pereira, Garça teve aproveitamento de 60% (Fábio Rubinato - AGF)
Em 2012, o Guaratinguetá mandou cinco partidas em São José dos Campos e outras 14 em Guará, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Neste ano, a Garça terminou na 16ª posição, com 43 pontos. 
No Dario Rodrigues Leite, a Garça disputou 42 pontos e conquistou 23. A campanha do time em Guaratinguetá foi de 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, totalizando um aproveitamento de 54,76%.
Jogando no estádio Martins Pereira, a Garça fez cinco partidas, venceu três delas e perdeu as outras duas. O Guará disputou 15 pontos e conquistou nove, totalizando um aproveitamento de 60%, número maior se comparado aos resultados obtidos em Guará. Relembre a campanha do Guaratinguetá em São José dos Campos.

São José dos Campos - Martins Pereira

Guaratinguetá 2x1 Criciúma
Guaratinguetá 1x2 CRB
Guaratinguetá 2x0 Paraná
Guaratinguetá 2x0 Bragantino
Guaratinguetá 0x3 Goiás

Na Série A-1 do mesmo ano, o Guaratinguetá mandou todas as nove partidas no Dario Rodrigues Leite e somou três vitórias, três empates e três derrotas, resultando em 12 pontos conquistados dos 27 possíveis. O aproveitamento do time foi de 44,44%. Na ocasião, o Tricolor acabou rebaixado à Série A-2 do Paulista.

2013, ano caseiro


Guará e São José ficaram no empate, em clássico realizado no Dario Rodrigues Leite pela Série A-2 (Fábio Rubinato - AGF)
Em 2013 o Guaratinguetá não mandou nenhuma partida longe do Dario Rodrigues Leite. Nesse ano, a Garça jogou 13 vezes em Guará, pela Série A-2, sendo 10 partidas na primeira fase e outras três na segunda. Foram seis vitórias, sendo quatro na primeira fase, cinco empates e duas derrotas, sendo uma na segunda fase. A Garça disputou 39 pontos e conquistou 23, totalizando 58,97% de aproveitamento. Na ocasião, o Tricolor ficou em terceiro lugar no Grupo 3 da segunda fase e não conquistou o acesso.

Na Série B,  o Guará manteve a média acima dos 50%. A Garça jogou 19 partidas em casa, venceu nove, empatou seis e perdeu outros quatro jogos. O time disputou 57 pontos e somou 33, resultando num aproveitamento de 57,89%. Porém, diferentemente de 2012, a campanha não foi suficiente para a equipe permanecer na primeira divisão e o time acabou rebaixado à Série C.

Maratona pelo estado em 2014


Clássico contra o São José foi disputado em Taubaté (Tião Martins - TM Fotos)
Na Série A-2 de 2014 o Guaratinguetá precisou pegar a estrada novamente. Itinerante, o time jogou em quatro cidades diferentes: São Bernardo do Campo, Taubaté, Jacareí e São Caetano do Sul. A equipe, que foi comandada nesse período pelo técnico João Marçal, fez cinco partidas longe de casa, venceu duas e empatou três. Dos 15 pontos disputados, foram nove conquistados, totalizando um aproveitamento de 60%.

Relembre a campanha do Guaratinguetá fora de casa na Série A-2 deste ano.

São Bernardo do Campo - Estádio Primeiro de Maio 
Guaratinguetá 2x0 Itapirense

Taubaté - Estádio Joaquinzão
Guaratinguetá 0x0 União Barbarense
Guaratinguetá 1x1 São José

Jacareí - Stavros Papadopoulos
Guaratinguetá 0x0 Grêmio Osasco

São Caetano do Sul - Anacleto Campanela
Guaratinguetá 1x0 Catanduvense

No Dario Rodrigues Leite, as vitórias vieram. Foram cinco partidas, três vitórias, um empate e uma derrota. Os 10 pontos conquistados em Guaratinguetá deram um aproveitamento de 66,66% para o Tricolor do Vale, no Ninho da Garça. Durante toda a Série A-2 deste ano, o Guaratinguetá somou um aproveitamento de 63,33% dos pontos conquistados com mando de campo a favor. A equipe terminou na 15ª posição e se livrou do rebaixamento à Série A-3 nas duas últimas rodadas.

Pior índice desde o retorno

Time tem o pior aproveitamento em casa dos últimos anos (Divulgação - Macaé Esporte Clube)
Na Série C do Campeonato Brasileiro, o Guará vive uma situação indigesta. Das seis partidas em casa, a Garça venceu apenas uma, empatou outras quatro e perdeu outra. Dos 18 pontos disputados, apenas sete foram conquistados. 
Até o momento, o Guaratinguetá tem o pior índice de aproveitamento de pontos em casa desde 2012. O número é de 38,88%.

Desde que voltou para Guaratinguetá, o Guará disputou 76 partidas oficiais em casa, sendo que 10 jogos foram realizados em outras cidades, mas com mando de campo tricolor. Foram disputados 228 pontos e a Garça conquistou 126, totalizando um aproveitamento de 55,26%. 



Depois de dois massacres sofridos para Flamengo e Corinthians, Guará cai no grupo do São Paulo, no sub-20

Os 6 a 0 para os guarulhenses e os 7 a 0 para corintianos não impediram classificação da Garça, que estreia contra o São Carlos na segunda fase

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
(Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Nos últimos cinco jogos, quatro derrotas e apenas uma vitória. Entre os tropeços estão as goleadas sofridas para o Flamengo de Guarulhos (6 a 0) em Guaratinguetá e para o Corinthians (7 a 0) em São Paulo. Apesar da campanha irregular no returno do Campeonato Paulista sub-20, o Guará é o único time do Vale do Paraíba classificado à segunda fase da competição.

Na primeira fase, foram 15 pontos conquistados, graças às cinco vitórias da Garça na competição. O bom primeiro turno fez com que o Guaratinguetá tirasse o pé do acelerador no returno. Das sete derrotas do time no torneio, quatro aconteceram no segundo turno.


Na próxima fase, o Guará vai dividir o grupo com São Carlos (líder do grupo 2), São Paulo (2° colocado do grupo 4) e São Caetano (3° colocado do grupo 6). O primeiro jogo dos meninos da Garça será realizado neste sábado (6), no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá.


Confira a tabela completa do Grupo 8

1ª Rodada - 06/09
Guaratinguetá x São Carlos - Dario Rodrigues Leite
São Caetano x São Paulo - Anacleto Campanaela

2ª Rodada - 13/09
São Carlos x São Caetano - Prof. Luiz Augusto de Oliveira
São Paulo x Guaratinguetá - Laudo Natel

3ª Rodada - 20/09
São Caetano x Guaratinguetá - Anacleto Campanela
São Paulo x São Carlos - Laudo Natel

4ª Rodada - 27/09
Guaratinguetá x São Caetano - Dario Rodrigues Leite
São Carlos x São Paulo - Prof. Luiz Augusto de Oliveira

5ª Rodada - 04/10
Guaratinguetá x São Paulo - Dario Rodrigues Leite
São Caetano x São Carlos - Anacleto Campanela

6ª Rodada - 11/10
São Paulo x São Caetano - Laudo Natel
São Carlos x Guaratinguetá - Prof. Luiz Augusto de Oliveira



Orkut Favorites More