12 de jul. de 2012

Foco e treinamento forte são pilares do Manthiqueira, no 'grupo da morte'

Com o fim da primeira fase do Paulistão Série B, o Manthiqueira volta seus olhos para a segunda fase da competição, que começará no próximo dia 15. A segunda posição conquistada pela Laranja, fez com que a equipe caísse no Grupo 8, considerado a 'chave da morte' do campeonato, ao lado de Votuporanguense, Guarujá e Jaboticabal.
A equipe que perdeu a liderança na última rodada, após combinação dos resultados de sua derrota e vitória do Atlético Joseense, está focada na próxima fase do torneio, e os adversários não assustam os atletas. "Temos respeito por todos, foi assim na primeira fase e continuaremos assim. Mas, vamos buscar nosso espaço e queremos vencer e classificar", afirmou o artilheiro da equipe, Sidinei.
(foto: Abner Alfarano - Dobidula)
Confira um breve resumo das campanhas dos adversários do Manthiqueira, na próxima fase:


Clube Atlético Votuporanguense
O 'terror da segundona', Votuporanguense, fez na primeira fase, a melhor campanha dos últimos anos. O alvinegro de Votuporanga, venceu todas as 10 partidas, somou 30 pontos e marcou 23 gols, concretizando-se como o melhor ataque da competição, ao lado do Joseense. Além do melhor ataque, a equipe sofreu apenas 8 gols, e está entre as sete melhores defesas do campeonato.
O Clube Atlético Votuporanguense disputa a Série B do Paulistão pela terceira vez, e quase conquistou o acesso na temporada passada. O CAV precisava de uma vitória simples contra o Guaçuano. Mas a vitória não veio, e o caçula teve de adiar o sonho de ascender à Série A3.
O Votuporanguense tem apenas dois anos de idade, e busca resgatar os tempos de glória da  extinta Associação Atlética Votuporanguense, que participou de 36 edições do Campeonato Paulista, e fechou suas portas de forma definitiva no ano de 2000.


Jaboticabal Atlético
A 'zebra' do grupo é o Jaboticabal. A equipe terminou a primeira fase com apenas 15 pontos conquistados, e assegurou a quarta posição de seu grupo, conseguindo se classificar pelo índice técnico como terceiro melhor quarto colocado. Além de cair no grupo da morte, o Jaboticabal enfrenta logo de cara o Votuporanguense, em casa, no próximo domingo.
O pensamento pelo lado do centenário de Jaboticabal é um só: 'na raça nos classificamos, na raça nos classificaremos'.
A equipe busca reviver o passado glorioso, que fez com que o time ficasse conhecido como 'Esquadrão de Aço', nos anos 30, após uma sequência de invencibilidade. Resgatar o passado e sobreviver no grupo da morte. Estas são as missões do Jaboticabal Atlético. 


Associação Desportiva Guarujá
O Guarujá é outra equipe que terminou na ponta de seu grupo. O time do litoral sul de São Paulo, conquistou 7 vitórias e 2 empates, e sofreu apenas uma derrota. Com 23 pontos, o 'Tubarão' tem a segunda melhor campanha dentre os 24 clubes classificados. O Guarujá conquistou 76% de seus pontos, e será o primeiro adversário do Manthiqueira, no próximo domingo.
O Guarujá foi fundado no ano de 1992 e nunca conquistou nenhum acesso. A equipe esteve perto de ascender no fim da década de 90, mas não conseguiu escapar das últimas divisões (B3, B2 e B1), e desde então, alterna campanhas boas e ruins, na Série B.  

Abaixo, a tabela oficial com datas e horários de todos os jogos do Grupo 08, da Academia Manthiqueira:

Rodadas
Partidas
Data
Horário
1ª rodada

Jaboticabal x Votuporanguense
Manthiqueira x Guarujá 
15/07
10h
2ª rodada
Guarujá x Jaboticabal
Votuporanguense x Manthiqueira
18/07
15h
3ª rodada
Guarujá x Votuporanguense
Manthiqueira x Jaboticabal
21/07
22/07
15h
10h
4ª rodada
Jaboticabal x Manthiqueira
Votuporanguense x Guarujá
29/07
10h
5ª rodada
Manthiqueira x Votuporanguense
Jaboticabal x Guarujá
01/08
15h
6ª rodada
Guarujá x Manthiqueira
Votuporanguense x Jaboticabal
05/08
10h

Apesar de cair em uma chave tecnicamente complicada, a delegação do Manthiqueira está confiante no trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses. A equipe treina no CT São Nicolau até sábado, pela manhã. Após o último treino, os atletas ficam em concentração no alojamento do clube, no próprio CT, de onde saem apenas para ir para o estádio Dario Rodrigues Leite, local da partida de estreia da segunda fase, contra o Guarujá.


Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes



Invicto, Palmeiras conquista a Copa do Brasil após 14 anos sem títulos nacionais


Foram precisos 14 anos para que o torcedor palmeirense pudesse novamente comemorar um título da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time alviverde visitou o Coritiba, no estádio Couto Pereira, e jogou seus últimos 90 minutos antes de celebrar o bicampeonato do torneio nacional. Na primeira partida, em São Paulo, o time paulista venceu por 2 a 0. Já nesta noite tão especial, com gol desacreditado do atacante Betinho, empatou por 1 a 1, assegurando a invencibilidade.
O time alviverde começou a escrever sua história na Copa do Brasil em 1992, quando estreou na competição. Logo em seu primeiro ano, o Palmeiras chegou até a semifinal do torneio, onde terminou eliminado pelo Internacional (RS), que posteriormente perderia a final para o Fluminense (RJ).
Nos anos seguintes, o clube seguiu participando da competição, porém sua próxima campanha de destaque aconteceu em 1996. Na ocasião, a equipe chegou até a final da Copa do Brasil, sendo derrotada pelo Cruzeiro.
(foto: Globo Esporte)
Em 1997, dando mostras de que era uma equipe adequada ao formato do torneio, o Palmeiras novamente chegou até a semifinal da Copa do Brasil, sendo derrotado desta vez pelo Flamengo(RJ), vice-campeão daquela edição.
No ano de 1998 veio a tão esperada conquista. Após passar por Ceará, Botafogo (RJ), Paraná e Santos, o Palmeiras encontrava o Cruzeiro (MG) na grande decisão e após ser derrotado no primeiro jogo por 1 a 0, o alviverde venceu por 2 a 0 no segundo encontro e levantou a taça de campeão. O gol do título marcado por Oséias aconteceu nos minutos finais, aumentando a emoção daquela conquista.
Em uma grande sequência de boas campanhas, em 1999 o time paulista ficou mais uma vez entre as quatro melhores equipes da Copa do Brasil, perdendo na semifinal para o Botafogo (RJ), que acabaria sendo o vice-campeão daquele ano.
(foto: Lance Net)
Se os anos passados são lembrados com orgulho pelo palmeirense, os seguintes são de más lembranças. Nas sete participações após o ano de 2000, o time paulista colecionou apenas eliminações, sendo algumas precoces e marcantes.
A primeira grande derrota aconteceu em 2002, quando ainda na primeira fase, o time paulista recebeu o até então pouco conhecido ASA de Arapiraca e acabou eliminado, dentro de casa, pelo critério de gols marcados como visitante.
Outra eliminação que acabou entrando para a história aconteceu no ano seguinte. Diante do Vitória (BA), o alviverde acabou goleado em casa, por 7 a 2, deixando as chances de classificação praticamente impossíveis. No segundo jogo, o placar de 3 a 1 não foi suficiente para a conquista da vaga.
Em 2012, o Palmeiras chegou até a final passando por Coruripe (AL), Horizonte (CE), Paraná, Atlético Paranaense e Grêmio (RS). Na grande final, encontrou o Coritiba, vencendo o primeiro jogo por 2 a 0 e empatando a segunda por 1 a 1 no Couto Pereira lotado e com gol de Betinho, que chegou ao clube desacreditado e entra para a história como autor do gol do título palmeirense.
Com a conquista do bicampeonato da Copa do Brasil, o Palmeiras se consolida como o maior vencedor de torneios nacionais. Agora o time alviverde soma oito títulos brasileiros e duas Copas do Brasil, passando o Santos, que soma nove conquistas nacionais, com oito brasileiros e uma Copa do Brasil.


Federação Paulista de Futebol



Orkut Favorites More