12 de nov. de 2015

Estado de São Paulo terá menor participação de clubes na Série B desde 1985

Marca foi confirmada com queda do Mogi Mirim para a Série C e pode ser ainda menor se Oeste for rebaixado ou Bragantino subir

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes
Braga ainda sonha com acesso; Mogi já está rebaixado - ESPN/Gazeta Press
A Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem marcará um fato histórico para os clubes do estado de São Paulo. Com a confirmação do rebaixamento do Mogi Mirim para a terceira divisão nacional e o fracasso das equipes paulistas na Série C, por enquanto, apenas dois times poderão disputar o nacional. Isso se o Oeste de Itápolis conseguir se manter fora da zona de rebaixamento e o Bragantino não subir para a primeira divisão. 

Desde 1985, a Série B não conta com um número tão pequenos de times de São Paulo. Na ocasião, somente o Marília e o América de São José do Rio Preto participaram do certame. Um ano antes, a marca havia sido repetida, com as participações de Guarani e XV de Piracicaba.

Em 2015, três clubes de São Paulo entraram na disputa. Instável desde o começo da competição, o Mogi Mirim acabou rebaixado. O Oeste segue ameaçado pelo rebaixamento, mas continua fora da zona da degola. A equipe de Itápolis tem 42 pontos, três a mais que o Macaé, 17º colocado.

O terceiro time paulista na disputa é o Bragantino que, matematicamente, ainda sonha com uma das vagas à Série A do Campeonato Brasileiro. O Massa Bruta tem 54 pontos e o Santa Cruz, quarto colocado, soma 58. 

Com a confirmação do rebaixamento do Mogi Mirim, o número de possíveis clubes paulistas para a próxima edição da Série B foi reduzido para dois, já que na Série C deste ano, nenhuma equipe do estado garantiu o acesso. Na Série A, os paulistas fazem campanhas regulares e nenhum time do estado corre risco de queda. Esse indicador iguala as marcas de 1984 e 1985.

Restando três rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, as chances de queda do Oeste, e de acesso do Bragantino, ainda existem. Se por ventura o time de Itápolis for rebaixado, ou o Massa Bruta conquistar o acesso, o estado de São Paulo atingirá sua pior marca na história da competição, com apenas uma equipe na disputa da segunda divisão nacional. 

Orkut Favorites More