14 de abr. de 2015

Com time jovem e filosofia implantada, Manthiqueira vive semana decisiva de estreia na segundona

Nilmara Alves destaca sucesso da metodologia de jogar da equipe, que conta com elenco jovem

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Time encara semana final de preparação, para estreia contra o Ecus, no sábado - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
Com elenco jovem e filosofia própria de jogo, o Manthiqueira está preparado para a Série B do Campeonato Paulista. A competição que tem início marcado para o próximo sábado é a quinta oficial do clube em sua curta história. Para deixar de bater na trave e conseguir uma das quatro vagas à Série A-3, Nilmara Alves aposta na juventude de sua equipe e no entrosamento adquirido nos últimos meses de preparação.
A Federação Paulista de Futebol estipula para os clubes que disputam a Série B estadual um limite máximo de três jogadores relacionados por partida com idade acima dos 23 anos. Isso dá a competição uma cara mais jovem, e os jogos ganham em velocidade e disposição. Essas armas são trunfos do Manthiqueira, que tem como característica o toque de bola, a rotatividade do time dentro de campo e a proximidade dos setores de defesa, meio e ataque.
Treinadora vê com bons olhos chance neste ano
Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
No grupo de jogadores com contrato assinados no Manthiqueira, três atletas excedem os 23 anos. Railson (24), Dias (25) e Diego (26) são os mais velhos do grupo. Porém, dentro de campo, os jogadores, a pouca diferença de idade entre eles desaparece. "Nosso grupo é qualificado pela coletividade. Nossos jogadores sabem que aqui existe uma filosofia, um método de trabalho diferente. Por isso, quando a bola rola, é todo mundo marcando e saindo para o jogo", explicou Nilmara Alves.

Com a competição forçando os times a terem elencos mais jovens, a treinadora acredita que grande parte das equipes saia para o jogo em velocidade, o que pode tornar o Manthiqueira um pouco diferente dos rivais. "A gente sabe que a molecada tem pique, quer pegar e resolver. Temos um elenco jovem, assim como os demais times, mas somos coletivos. Jogamos no toque de bola, e também com velocidade. No ano passado, o esquema de jogar encaixou com dois jogadores bem mais experientes, como Rocha e Triguinho".
Se do banco de reserva a treinadora observa o time sólido, de dentro do campo o responsável pela articulação das jogadas também vê assim. "Independente de quem joga, o time está bem. Essa preparação, de dois, três meses, é boa para nivelar o grupo. Os mais novos pegam o ritmo, entram na filosofia e o grupo ganha entrosamento", respondeu Roberson, meia da equipe.

O Manthiqueira estreia na Série B estadual contra o Ecus, no próximo sábado, às 15h em Suzano.


As vésperas de estreia na A-2, Conectim ajusta últimos detalhes

Time de Cruzeiro vai abrir competição fora de casa contra o Pinhal e buscará o bicampeonato

Leandro Oliveira
Cruzeiro
Conectim Futsal/Divulgação
Conquistar um título oficial do estado de São Paulo no futsal não parece tarefa fácil. Repetir o feito um ano depois, também não promete ser tranquilo. Campeão da Série A-2 do ano passado, o Conectim Cruzeiro estreia no próximo sábado e vai encarar uma competição com regulamento diferente do ano passado. Contra o Pinhal, os cruzeirenses estreiam fora de casa, às 20h.

Diferente de 2014, quando todos os clubes se enfrentavam em dois turnos, a Série A-2 do Paulista de Futsal foi dividida em grupos neste ano. Atual campeão, o Conectim está no grupo A, ao lado de Pinhal, Grêmio União de Pinda, Opportunity de Bragança Paulista e Paraibuna. As equipes de cada chave se enfrentam em dois turnos e os dois melhores avançam à próxima fase.

Com o elenco preparado e pré-temporada feita com intensidade, o Conectim manteve a base campeã do ano passado e trouxe alguns reforços. Entre eles, o goleiro Dôth, que passou pelo Yoka, o pivô Edinho e os alas King, Alan e Pedrinho. Entre os que ficaram estão o goleiro Ligabo, os fixos Roger e Fiuza, os alas Denilton, Fabrício, Leozinho e Douglas além dos pivôs Jesse e Deninho.

Técnico da equipe, Rômulo Ayres comentou na pagina do clube no Facebook sobre a montagem do elenco. "Algumas caras novas, muitas renovações de jogadores de 2014. Será a fórmula de repetir o sucesso em 2015".

Sobre a preparação, o goleiro Dôth, um dos reforços de peso da equipe, afirmou que tudo corre muito bem. "Tem sido muito tranquila. Já estou adaptado a forma de treino, os horários e estou praticamente pronto para começar a competição. O time está focado e bem unido, isso facilitou muito a adaptação".

O caminho do Conectim em busca do bicampeonato tem o Pinhal, fora de casa neste sábado, o Grêmio União, no dia 24, também fora e Opportunity e Paraibuna, ambos em casa, nos dias 16 e 23 de maio, respectivamente, no primeiro turno. No fim de maio os cruzeirenses vão abrir o returno.Ao todo, a Série A-2 conta com quatro grupos, sendo dois deles formados por cinco equipes e outros dois por quatro times.



Orkut Favorites More