24 de jul. de 2012

Dado de Oliveira já fala em 2013

Presidente do Manthiqueira praticamente joga a toalha após nova derrota

Lá se vai a temporada 2012 e a cabeça aponta para o ano seguinte. Quem diz isso não é o repórter e cronista esportivo que vos fala, e sim o próprio presidente do Manthiqueira. Dado de Oliveira apontou a classificação como algo 'dificílimo' e deixou escapar que a equipe volta a cabeça para a próxima temporada. Ou seja..
Para um bom entendedor, meia palavra basta, e o que surgia como objeto de desejo e ambição pelos lados da Colônia, murchou com a derrota em casa na partida de estreia, perdeu o brilho com o tropeço fora de casa diante o Votuporanguense e desabou em nova derrota em casa, com gols nos minutos finais.
A lanterna do Grupo 08 da segunda fase do Paulistão Série B, não faz jus a bela campanha realizada pela equipe na primeira fase. Porém, a derrota para o Guarujá, na estreia, mostrou que a Laranja enfrentaria problemas no 'grupo da morte'.
Contusões, suspensões e enfrentando bons adversários, o Manthiqueira não conquistou nenhum ponto até o momento. A equipe sofreu 8 gols nos três jogos do primeiro turno, não demonstrou reação nas partidas, apesar de ter chegado ao empate contra Guarujá e Votuporanguense, a Laranja não teve tranquilidade e força para suportar os ataques adversários e saiu derrotada.

Dos resultados, todos já sabem. Falta vencer, aliás, se o próprio presidente disse que já pensa em 2013, o que o torcedor ou o profissional da imprensa vai dizer?
Bem, sobre a derrota do último domingo, o presidente revelou o que faltou para vencer. "Faltou maturidade, faltou gana pra vencer. Nós criamos, tivemos chances, mas no quesito maturidade, falhamos. Não temos a experiência que as outras equipes tem, e isso foi crucial".
Sobre os três próximos jogos, Dado de Oliveira revelou que existe a possibilidade de classificação, matematicamente falando. "Quando você tem matematicamente a possibilidade de se classificar, não se deve jogar a toalha. Porém, na prática, é difícil. Pelo nosso grupo e com os nosso adversários, digo que já estamos pensando e planejando pro ano que vem. Neste ano, é o fim da linha para o Manthiqueira".
(foto: assessoria Manthiqueira)
Durante todo o campeonato, observei que Nilmara Alves, técnica do Manthiqueira, poucas vezes foi à beira do campo auxiliar o time, passar instruções ou puxar as orelhas dos atletas. Na segunda fase da competição, vi ainda menos a presença de Nilmara na área técnica da equipe. Aliás, observei uma situação no mínimo curiosa, na última partida. Nilmara viu seu time sair vencedor na primeira etapa e passou os primeiros 45 minutos de jogo no banco de reservas. No segundo tempo, seu time sofreu a virada e a treinadora não foi à área técnica em nenhum momento. Quem passou as instruções para os jogadores, à beira do campo, foi o preparador físico e técnico do time sub-20, Gether. Nilmara não aparentou estar com problemas de saúde ou sem voz para passar as instruções. Como disse, situação no mínimo curiosa. 
Não sei ao certo como as coisas funcionam dentro do clube, mas fazendo uma comparação entre Nilmara Alves e Rodrigo Fonseca, treinador do Jaboticabal, pude observar que Rodrigo passou os 90 minutos da partida na área técnica e em alguns momentos, fora dela. O treinador do Jaboticabal passou instruções aos seus atletas em todos os momentos, e não exitou em puxar as orelhas dos mesmos. Após o gol do Manthiqueira, Rodrigo pediu calma ao time e na segunda etapa, conduziu a equipe para que a virada fosse concretizada. Nilmara fez o inverso e saiu derrotada de campo.

Há um certo tempo, quando expus minha opinião a respeito do Guaratinguetá, um torcedor do clube me criticou, e disse que como jornalista eu 'devia informar e não opinar'. Pois bem, volto a dizer que esta coluna é pessoal e opinativa. Pessoal e opinativa.
O campeonato já está acabando, e ao contrário do que foi dito pelo mesmo torcedor na ocasião relatada (obrigado pelo prestígio),  não falo pra criticar ou desestabilizar o time. Apenas relato o que vi, o que penso e minha opinião pessoal.

O Manthiqueira tem chances de classificação, quer a vitória fora de casa e precisa vencer seus três próximos compromissos. Apesar das dificuldades da segunda fase, os jogadores estão confiantes nos resultados positivos e vão em busca da recuperação, contra o Jaboticabal, no próximo domingo.


Leandro Oliveira - Ironia Esporte Clube






Orkut Favorites More