7 de ago. de 2015

Encontro entre ex-jogadores marca comemoração do centenário da Esportiva de Guaratinguetá

Ato será realizado na manhã deste sábado, em Guará, e contará com cerca de 50 convidados entre ex-atletas, treinadores e dirigentes da Gloriosa

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Se estivesse ativa, a Esportiva de Guaratinguetá teria completado 100 anos, no último dia 9 de julho. O clube, que fechou as portas em 1998, era um dos mais tradicionais do interior de São Paulo, disputou a primeira divisão estadual na década de 60 e ficou conhecida como a equipe que bateu o Santos de Pelé e cia. Para comemorar e relembrar os anos de glórias da alvirubra, um encontro com ex-jogadores, treinadores, presidentes e membros da crônica esportiva será realizado na manhã deste sábado, na sede da Armeg, centro de Guará.

Torcedor observa pôster do time campeão da divisão de acesso de 1960 - Leandro Oliveira/Na Gaveta Esportes
A Esportiva por muitos anos foi sinônimo de orgulho para o apaixonado por futebol, de Guaratinguetá e região. Fundada em 1915, a agremiação saiu do futebol amador para chegar ao profissional, deixou o branco e preto para trás para se tornar alvirubra e chegou à elite do futebol estadual, numa época em que o Campeonato Paulista era o mais importante torneio do país.

Um mês depois de completar seu primeiro centenário, um encontro com ex-atletas e dirigentes da Gloriosa e membros da imprensa da época marca uma singela comemoração a data e ao passado. "Uma das finalidades é essa homenagem a Associação Esportiva de Guaratinguetá", contou o General Paulo Neves de Aquino, presidente da Armeg e responsável pelo ato de comemoração.

Paulo Neves de Aquino contou que uma homenagem a alguns atletas foi realizada no Itaguará, mas pela história e importância da Esportiva para a cidade, um novo ato precisou ser feito para que diversos ex-jogadores e membros diretivos ou da comissão técnica da época também fossem homenageados. "Fizemos uma homenagem ao Tupi, Xispa, Costa e Marucci há algum tempo, mas ampliamos essa homenagem a todos que passaram pelo time".

Narrador por muitos anos das partidas da Esportiva, o jornalista Carlos Marcondes contou qual transmissão mais o marcou durante sua trajetória nos jogos da Gloriosa. "Foi a decisão pelo acesso, em 1960. Não transmiti o jogo aqui, entre Esportiva e XV Jaú, 5 a 0. Porque fui em São Bernardo acompanhar Irmãos Romano contra o Catanduva. A Esportiva estava um ponto na frente e a gente precisava fazer essa cobertura. Lá, tivemos uma paralisação de 30 minutos do jogo e quando a partida terminou em Guará, ninguém saiu do estádio. O jogo lá ficou em 0 a 0 e eu disse 'podem comemorar'. Existiram muitos jogos importantes, mas esse foi sem dúvidas o mais", relatou.

Questionado sobre a principal lembrança da Esportiva, Paulo Neves se emociona e recorda a época que o futebol era mais simples e feito com o coração. "Assisti muitas vezes, durante minha juventude. Na década de 40, 50, quando era estudante. Cheguei a ver a Esportiva na época de amador e vi muitos jogadores surgindo aqui, como o Forno, grande cérebro do time. Mas também vi outros que não tinham o mesmo brilho, mas tinham um entusiasmo que não se vê hoje em dia, como o carroceiro Pafúncio. Ele trabalhava até às 15h fazendo entregas de carroça e depois ia treinar", relembrou.

O encontro dos personagens do passado da Esportiva será realizado na manhã deste sábado, às 10h30, na sede Associação do Resgate a Memória Esportiva de Guaratinguetá, na Rua Feijó, centro da cidade. São esperados mais de 50 convidados.

Atleta de Guará vai receber homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

Medalha de prata no Pan-Americano de Kung Fu, Josemar Boueri Souza será homenageado no fim de agosto

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Josemar em ação pelo Pan da modalidade, em Santo André - Foto/Bruno H. Vieira
Medalhista de prata na última edição do Pan-Americano de Kung Fu, o professor Josemar Boueri Souza tem um novo motivo para comemorar. Isso porque o atleta de Guaratinguetá vai receber uma homenagem na Assembleia Legislativa em São Paulo, no dia 28 deste mês, em virtude da conquista no Pan.

Josemar Boueri integra a seleção brasileira de Kung Fu. Os atletas treinaram em no início de julho, em Santo André, para a disputa do Pan da modalidade. Na ocasião, os melhores foram selecionados para representar o país, dias depois, na competição. A abertura do Pan foi no dia 11 do mesmo mês, no ABC Paulista, e Josemar ficou com a medalha de prata. 

A homenagem que será prestada no próximo dia 28 pela Assembleia Legislativa de São Paulo chegará a todos os atletas que representaram o país na edição de 2015 do Pan-Americano. Essa é a segunda vez que Josemar recebe a honraria, já que em 2014, o atleta se destacou novamente com a delegação brasileira. 

Neste ano, Josemar Boueri já havia assegurado a medalha de bronze na etapa de Valinhos do Campeonato Paulista de Kung Fu, na categoria Master.


Orkut Favorites More