11 de nov. de 2015

Qual time do interior de São Paulo mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira?

Ranking tem times como União São João, Taubaté, Botafogo de Ribeirão Preto e Portuguesa Santista

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes
Em 2001, Washington estava na Ponte Preta quando foi convocado - Getty Images
A Seleção Brasileira vai entrar em campo nesta quinta-feira, quando enfrentará a Argentina pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Dentre os 23 convocados por Dunga, 12 jogadores estão distribuídos entre Corinthians (com 4 atletas), Real Madrid, Barcelona, PSG e Chelsea (2 cada). Além do Corinthians, só Santos (2), Botafogo e Inter (1 cada) entre os times brasileiros cederam jogadores para a Seleção.

Entrando no clima de mais um clássico entre Brasil e Argentina, o Na Gaveta Esportes preparou uma lista com os clubes do interior de São Paulo que já tiveram ao menos um jogador convocado para partidas oficiais da Seleção. No ranking estão agremiações ativas e inativas. 

Guarani - 18 jogadores convocados

Ponte Preta - 7 jogadores convocados

Bragantino - 6 jogadores convocados

Ypiranga - 5 jogadores convocados 

- Comercial, São Bento e São Caetano - 3 jogadores convocados

- Botafogo de Ribeirão Preto, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista - 2 jogadores convocados

- Taubaté, Novorizontino, XV de Jaú e União São João de Araras - 1 jogador convocado

* Vale registrar também os números de dois clubes da capital. A Portuguesa já cedeu 28 jogadores para a Seleção Brasileira, enquanto o Juventus teve dois jogadores convocados.

Dois dos últimos casos de convocações de jogadores de times do interior para a Seleção Brasileira aconteceram no início dos anos 2000. O volante Mineiro foi chamado por Emerson Leão no dia 30 de outubro de 2000, para a partida contra a Colômbia, válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. 

Também sob o comando de Leão, o atacante Washington, então na Ponte Preta, foi convocado no dia 25 de abril de 2001 para a partida contra o Peru, nas eliminatórias, e chegou a disputar a Copa das Confederações. O 'Coração Valente' marcou apenas um gol na competição.

E hoje, algum jogador de algum time do interior de São Paulo merece ser observado com mais atenção por Dunga e a comissão técnica da Seleção Brasileira? 

Opine na página do Na Gaveta Esportes no Facebook e sugira tópicos e pautas sobre o futebol do interior paulista. 

*** fonte de pesquisa: RSSSF Brasil
Orkut Favorites More