11 de nov. de 2012

O dia que a chuva se transformou em lágrimas de emoção

Mais vivos do que nunca, e confiantes como sempre; esses são os torcedores do Guaratinguetá

Caros amigos e internautas que acessam o Na Gaveta. Há tempos não falo, como 'ser opinativo', neste site. Deixei a coluna 'Ironia EC' de lado, e prometi não atualiza-la mais. Porém, se me calar diante do que tenho visto, não conseguirei pregar os olhos a noite.
Independente do seu time de coração, independente da divisão que ele ocupa, dos jogadores que tem no elenco e do campeonato que disputa. Independente do momento da sua equipe, você, torcedor, sempre irá cobrar empenho, dedicação, raça e respeito a camisa.
O desabafo de Belusso, após marcar único gol da partida, contra o Vitória (foto: Fábio Rubinato - AGF)
Nessa semana, vi um vídeo emocionante, postado pelo companheiro Fabrício Junqueira, jornalista e torcedor do Taubaté. O vídeo relata um momento de superação do Burrão, que precisava vencer o Palestra de São Bernardo por dois gols de diferença e ainda torcer para um tropeço do Desportivo Brasil, diante do Red Bull. A vitória por 3 a 1, com dois gols marcados após os 45 do segundo tempo, deu ao Taubaté o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista.
Bom, mas o que isso tem a ver com o momento do Guaratinguetá na Série B do Campeonato Brasileiro? Tudo.
Assim como o Guará, o Taubaté conheceu o sabor amargo das derrotas, o rebaixamento estadual, mas não se abateu com as dificuldades encontradas diariamente em seu caminho, e, de forma heróica, deu a volta por cima.
Assim como o Tricolor do Vale, o Taubaté passou por tantos momentos gloriosos em sua história, mas conheceu as dores dos resultados negativos, e buscou no seu torcedor, refúgio para reerguer a cabeça e atingir o inatingível.
Torcida tricolor dá show nas arquibancadas do Ninho da Garça (foto: Fábio Rubinato - AGF)
Quase no fim da temporada, vejo a torcida tricolor, que tanto empurrou a equipe ao longo dos 14 anos de vida do Guaratinguetá, voltando a apoiar aquele que é o time que representa a Terra de Frei Galvão.
Mais que isso, vejo os torcedores batendo no peito com orgulho e indo ao estádio vestindo a camisa tricolor. Aqueles que passaram a temporada quietos, hoje cantam. Aqueles que não depositaram confiança no time, hoje apostam na permanência da equipe na segundona nacional. Aqueles que se contentavam com um empate, hoje apoiam até o time conquistar mais uma vitória.
E o motivo dessa nova postura do torcedor, é a nova postura do time. Em campo, cada dividida é comemorada como um gol. Cada defesa tem a plasticidade de uma obra de arte. Cada 'bico' pra linha lateral é equivalente a um título. Cada gol deixa de ser um simples momento mágico desse esporte apaixonante chamado futebol, e passa a ser uma explosão incrível de adrenalina e desabafo, daqueles que só queriam um time aguerrido, em campo.
É incrível. De dentro do campo, as vezes paro, observo a arquibancada e vejo expressões faciais tão distintas e semelhantes, ao mesmo tempo. O nervosísmo de um sorriso, substituído no segundo seguinte pela aflição de um ataque tricolor. A alegria após o gol, e a apreensão pela resposta adversária. As mãos na cabeça, o medo de um escanteio do rival aos 48 do segundo tempo.
Cada gesto é perfeitamente sincronizado com as lágrimas, que não abandonam esses torcedores. Seja no nervosísmo, na apreensão, na aflição, no medo e na comemoração. O choro do torcedor tricolor, é um choro de desabafo. É um choro de emoção.
'Com Cristo somos mais que vencedores'; faixa acompanha a equipe desde 2004 (foto: Fábio Rubinato - AGF)
A briga do Guará não é para conquistar algum acesso, pelo contrário. O Tricolor tenta se manter na Série B do Brasileirão. Porém, o apoio dado por seus torcedores é digno de G4. O incentivo vindo das arquibancadas tem feito a diferença dentro de campo. A euforia dos torcedores está sendo passada aos jogadores, que sentem este apoio e colocam o coração em cada dividida.
É bem verdade que não sabemos sobre o futuro do Guaratinguétá, nesta Série B, mas para aqueles que acreditam na força da torcida e apoiam a equipe, mesmo sob chuva ou forte calor, o impossível não existe. Futebol é uma caixinha de supresas sim, e também é um mar de emoções. Acredite, torcedor! Nada é impossível!
 
Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes
 
#curta Na Gaveta

Orkut Favorites More