12 de mar. de 2012

O fim da era Teixeira, ou não


Caros amigos. Estive esperando uma notícia ‘boa’ para inaugurar a coluna ’Ironia Esporte Clube’. Confesso que estava esperando uma vitória corintiana no Paulistão (novamente com ajuda da arbitragem), uma partida apática do pobre São Paulo frente ao Independente do Pará na próxima quarta-feira ou até o início da Formula-1 com o nosso Felipe Massa rodando nas primeiras curvas.

(foto: globoesporte.com)
Eis que uma comemoração espantosa atinge o coração dos mais inocentes torcedores brasileiros (e não estou falando de um título de expressão da nossa Seleção).
Ricardo Teixeira deixou o comando da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) para tratar de problemas de saúde.

Soltar foguetes? Comemorar? Vibrar?

O substituto de Ricardo Teixeira é José Maria Marin de 79 anos. Talvez você já tenha ouvido este nome.

Marin é ex-governador de São Paulo. Ele governou o estado no início dos anos 80 e era vice de Paulo Maluf.  Além de governar o estado, Marin é ex-presidente da Federação Paulista de Futebol e foi escolhido para assumir os cargos, pois é o vice-presidente mais velho da CBF.

Ok. Se você não se lembrava de nada disso, tudo bem.
José Maria Marin ganhou a mídia no início deste ano, na final da Copa São Paulo de Futebol Jr, após ‘receber uma cortesia da Federação Paulista de Futebol’.
Marin esperou a premiação para guardar com todo carinho uma medalha no bolso de sua calça.
Em sua apresentação oficial, na manhã desta segunda-feira, Marin se irritou com a esta questão e voltou a dizer que “foi apenas um regalo da Federação”.

José Maria Marin ainda cometeu uma gafe, ao dizer “Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário.”.
Depois da gafe, Marin corrigiu o ato falho dizendo que trabalhará ao lado de Ronaldo, e não Romário.

Caros amigos, a ironia de tudo está no título, está no contexto, está nas entrelinhas e também na realidade.

(vídeo: ESPN)

Leandro Oliveira – Ironia Esporte Clube





O caçula promete na temporada 2012


Manthiqueira tem estrutura superior à clubes da primeira divisão

A Academia Desportiva Manthiqueira é a caçula das equipes do futebol paulista. O time, fundado em 2005, disputou a primeira competição oficial no ano de 2011, e não passou de uma modesta nona posição, em um grupo que contava com dez equipes.
“Decidimos montar o time e colocar em campo, pois o Guaratinguetá havia deixado a cidade. Nossa intenção era não deixar lacuna entre a cidade e o futebol, tentar alegrar um pouco os torcedores com futebol, afinal nós, torcedores, nos acostumamos com futebol em Guaratinguetá”, disse Dado de Oliveira.

Apesar de disputar a Série B do Campeonato Paulista (última divisão), o Manthiqueira tem uma estrutura de dar inveja à clubes da primeira divisão.

No ano passado, era possível observar as obras no CT da Colônia. Hoje, grande parte do projeto já está de pé, e o resultado surpreende pela grandeza e rapidez da construção.

Alojamento em construção, no ano de 2010
O Centro de Treinamento São Nicolau já conta com um campo com medidas oficiais (90x56), um campo de terra batida e um campo gramado reduzido. Além dos campos, o CT também conta com refeitório para 36 atletas, academia, dormitório, cozinha, sala de estar e a tranqüilidade do bairro, afastado do centro urbano de Guará.
O projeto não para por aí. Dado de Oliveira revelou que ainda serão construídas uma quadra coberta de futsal e uma quadra de futebol society. As obras estão próximas de se iniciarem.

“Isso é base. Não poderíamos montar um time, sem antes ter tudo isso. Um time é feito de homens, e não apenas de atletas, e com a estrutura que o Manthiqueira oferece, estamos formando mais que jogadores.”, falou Dado de Oliveira.


(fotos: assessoria/ADManthiqueira)


Leandro Oliveira – Na Gaveta Esportes

Djavan salva o Guaratinguetá da décima derrota


(foto: Thiago Leon)

Guaratinguetá e Bragantino vivem situações opostas na competição. O Braga luta por vaga entre os oito melhores, enquanto o Guará briga para não ser rebaixado à Série A-2.
A partida do último domingo era tratada como divisor de águas para a Garça, que vive situação complicada e já somava nove derrotas.

Com a bola rolando, o Tricolor do Vale começou bem, e criou chances de gols, mas Rafael Santos impediu que o placar fosse aberto antes dos 10 minutos de jogo.
Aos 11 minutos, Leandro recebeu passe de Careca e bateu forte de fora da área e abriu o placar para o Guaratinguetá.
Melhor na partida, o Guará ainda teve oportunidade de ampliar o marcador. Após cobrança de falta de Tcho, Lúcio Flávio subiu e cabeceou, a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro adversário.

Aos 21 minutos, Tcho tentou sair jogando sozinho e acabou perdendo a bola. Na seqüência da jogada, Serginho cruzou para o baixinho Romarinho subir e, de cabeça, empatar a partida.
O gol do Braga fez a partida ganhar em criação, e a equipe de Bragança percebeu que o Guará estava assustado, e foi em busca do gol da virada.

Na segunda etapa, o Bragantino voltou a campo com mudança, e o técnico Marcelo Veiga armou o time para buscar a vitória.
Aos 17 minutos, Fernando Gabriel cobrou falta na medida para Giancarlo que cabeceou para desempatar a partida.

A torcida pediu, Vílson escutou, Djavan entrou e empatou a partida 

(foto: Reprodução/UOL)
A salvação do Guará estava no banco. Vilson Tadei colocou Djavan na partida, e o camisa 17 da Garça entrou querendo jogo.
Aos 27 minutos Pio fez ótima jogada pela direita, cruzou para Charles que rolou para Djavan, o queridinho da torcida dominou e bateu cruzado para empatar a partida e fazer a festa dos torcedores.

Com o 2 a 2, o Guará continua na 16ª posição, com 1 ponto a mais que o Botafogo de Ribeirão Preto, o primeiro time na zona de rebaixamento.
Já o Braga continua na 8ª posição.
No próximo fim de semana o Braga encara o Botafogo em Bragança Paulista. o Guaratinguetá pega o Mogi Mirim, em Guará.



Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes



Orkut Favorites More