17 de set. de 2013

Skatistas de Guaratinguetá levam experiência das pistas para escolas da cidade através do EducaSkate

Projeto criado em 2012 mobiliza cerca de 300 alunos a cada realização e ganha destaque nas cidades da região

Leandro Oliveira
Na Gaveta - Guaratinguetá

O projeto EducaSkate resgata as raízes do esporte que se espalhou por todo o país na década de 80. Desde 2012, o projeto incentiva a introdução do esporte na vida de crianças de escolas públicas de Guaratinguetá. Com o passar do tempo, o EducaSkate ganhou espaço também na cidade de Lorena. Hoje, a ideia que nasceu com a intenção de expandir a prática do skate e o estilo diferenciado de quem o pratica, atrai a atenção de pequenos apaixonados pelo esporte, que encontram nas manobras e no 'carrinho' uma oportunidade de ter uma vida saudável e melhor desempenho nas escolas.
Há um ano o EducaSkate nascia na escola Flamínio Lessa em Guaratinguetá. O projeto, que a princípio tinha como objetivo a divulgação do esporte, cresceu rapidamente entre as escolas da cidade. "O projeto existe desde o final de 2012. A gente começou dando aulas de skate no Flamínio, em Guará. O EducaSkate também começou a se estender na cidade  de Lorena, através do professor Sávio, e fizemos um projeto na escola Climério Galvão. Foi um sucesso. Inclusive, tivemos parceria com a escola e com as disciplinas", comenta Lucas 'Minhoca', um dos idealizadores do Educa. 
Lucas 'Minhoca', em uma das realizações do projeto EducaSkate, em Guará (foto: Fábio Henrique)
No início do EducaSkate, a intenção era expandir o esporte entre os mais jovens. Além disso, 'Minhoca' afirmou que um dos objetivos era mostrar que é possível viver do esporte, que sofria um certo preconceito no passado. "Dá pra viver do esporte, é possível sim. A gente queria mostrar o skate como esporte e também como estilo de vida diferenciado, e é claro, também mostrar aos jovens que é possível se tornar profissional".
O sucesso imediato do projeto está estampado em números. Segundo Lucas, cerca de 300 crianças participam do EducaSkate, por instituição de ensino. "A quantidade de crianças ao certo varia muito de acordo com a escola. Mas nenhuma escola, das que a gente passou, tem menos de 300 alunos".
Ao todo, são sete skatistas envolvidos no EducaSkate. Além de Lucas 'Minhoca', o projeto conta com o apoio de Anselmo Carvalho, Tiago Alves (Taroba), Bruno Pereira, Robert Vinícius, Diego 'Alemão' e do skatista profissional Smaily Di Léllis.
Questionado sobre prováveis promessas do esporte, Lucas afirmou que é preciso acreditar nas crianças e incentivar a prática do esporte. "Existem muitas crianças que vem despontando como promessas. É preciso investir sim, pois tem um futuro muito promissor", concluiu.
O projeto não é realizado de forma fixa, mas geralmente, os skatistas usam o período da manhã para a parte teórica e a tarde para a prática dos alunos. O EducaSkate conta com o apoio da Four Family Skate Shop, que auxilia os idealizadores com flyers e divulgação.

#curta Na Gaveta

Orkut Favorites More