25 de mar. de 2013

Empate em casa atrapalha o São José, mas goleiro acredita em vitória contra o Audax

Após domingo sem gols e queda na tabela, Marcelo Pitol acredita em vitória fora de casa, contra o líder da Série A2, e classificação

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - São José dos Campos

O São José desperdiçou uma grande chance de permanecer entre os oito primeiros colocados da Série A2. Jogando no Martins Pereira, com bom público, a Águia do Vale ficou no 0 a 0 com a Ferroviária de Araraquara e caiu para a 9ª posição. Após a partida, o goleiro Marcelo Pitol pediu foco para o compromisso decisivo contra o Audax, em São Paulo.
Goleiro acredita em vitória fora, contra o líder Audax (Tião Martins - SJEC)
O nono empate do São José veio em um mau momento. A Águia precisava da vitória para seguir no G8, porém, com o placar em branco no Martins Pereira, e combinado com a vitória do Grêmio Catanduvense sobre o Monte Azul em confronto direto, o São José já não depende só de si para conquistar a classificação.
O goleiro Marcelo Pitol garantiu que ainda há confiança na classificação. "Vamos jogar fora e contra o líder, mas depende só de nós. Nosso grupo é lutador, não vamos baixar a cabeça. Vamos lutar até o fim por essa classificação", revelou.
Na última rodada o São José pega o líder Audax, em São Paulo. Além do São José, o Comercial, Red Bull Brasil, Capivariano, Catanduvense, Grêmio Osasco e Monte Azul ainda brigam pelas quatro vagas restantes. 

Seus rivais terão jogos contra times rebaixados, que lutam para não cair e um confronto direto. Confira:

Red Bull Brasil x Monte Azul (confronto direto)
Barueri (luta contra o rebaixamento) x Grêmio Osasco
Noroeste (luta contra o rebaixamento) x Capivariano
Comercial x Juventus (rebaixado)
Catanduvense x Santacruzense (rebaixado)

#curta Na Gaveta

Guaratinguetá usa tecnologia para não sofrer com lesões na Série A2

Para evitar lesões, Claudinei Afonso, fisiologista do Guará, usa sistema que mede grau de desgaste de cada atleta

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - Guaratinguetá

Dentro de campo tudo vai dando certo para o Guaratinguetá. Para que não haja problemas nas quatro linhas, como lesões, a Garça realiza testes que analisam os indicadores bioquímicos, que auxiliam na recuperação dos atletas logo após as partidas.
Com a sequência de jogos nos meios e fins de semana, o preparador físico tricolor Claudinei Afonso, conhecido como Dudi, opta pelo CK (Creatina Quinase), uma enzima que existe dentro do músculo e que aumenta no sangue, quando há sobrecarga muscular. "Isso varia de competição para competição. Como nós estamos jogando com a semana cheia, é preciso ter esse controle da enzima de cada jogador", explicou Dudi.
Dudi, a esquerda, avalia o lateral Renato Peixe (Assessoria de Comunicação - GFL)
A CK revela o grau de esforço feito pelo atleta, no dia seguinte das partidas. Esse indicador é importante para apontar o tamanho do desgaste do jogador, na partida anterior. "Quando o atleta se apresenta no clube, é feito o teste para se ter a taxa basal. Então temos um parâmetro. Esse atleta chega em um nível bom, não está cansado, não teve sequência de jogos. Então a partir desse número você já começa a conhecer o jogador", revelou.

(Fábio Rubinato - AGF)
Para entender um pouco mais sobre esse sistema, Dudi explicou como é feita a medição da CK e deixou claro que cada jogador tem um número parâmetro. "Cada atleta tem sua individualidade biológica. Para cada um é um valor. Tem jogador que chega com uma taxa baixa, com 120 e com uma sequência de jogos ele vai pra 500. Tem outros que chegam em 600 e vão para dois mil".

Dudi revelou que quando o atleta chega ao nível de 600 ou 700, o jogador é retirado do treino, para que não haja problemas futuros, como lesão muscular. Como o teste ainda é caro, o fisiologista dá prioridade aos atletas que atuam com mais frequência.
Esse controle é feito também na pré-temporada, e se estende por todo o ano. "Uma vez que você tem o controle no dia a dia, e quando mais de 60% do grupo reclama de cansaço é interessante fazer esse acompanhamento. Isso previne lesões e faz com que nós conheçamos cada atleta", concluiu.

#curta Na Gaveta

Planejamento do Manthiqueira para esta temporada tem jogadores com limite de idade

Dado de Oliveira revela que Laranja Mecânica terá atletas com até 23 anos, para 2013

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - Guaratinguetá

Buscando seu primeiro acesso na história, o Manthiqueira iniciou no começo de março sua preparação, visando a Série B do Campeonato Paulista. Após os tropeços nas temporadas de 2011 e 2012, a Laranja Mecânica promete vir com força para sua terceira tentativa de acender à Série A3.

Dado conversa com atletas, em treino (Mister - AIADM)
Após investir R$50 mil na última temporada, Dado de Oliveira, presidente do Manthiqueira, espera fechar os valores em até R$80 mil para este novo ano. "Vamos fazer um pequeno reajuste em relação ao valor do ano passado. Como temos um certo tempo até a estreia, ainda planejamos novos parceiros que vão nos ajudar a chegar a esse valor", revelou Dado.

Sobre o elenco que vem sendo montado, o presidente afirmou que não trabalhará com jogadores acima de 23 anos. "Estamos trabalhando com um limite de 23 anos de idade. Estamos buscando jogadores sem vaidades e com qualidade. Não queremos rabo preso".

O Manthiqueira só estreia pela Série B do Campeonato Paulista no dia 27 de abril, contra o Atlético Mogi, em Mogi das Cruzes.

#curta Na Gaveta

Márcio Bittencourt não é mais técnico do São José

Após nono empate na Série A2, Bittencourt é demitido por telefone, segundo portal

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - São José dos Campos

Após o empate sem gols diante da Ferroviária, a diretoria do São José demitiu o técnico Márcio Bittencourt. O treinador dirigiu a Águia do Vale nas 18 rodadas desta Série A2, e somou seis vitórias, nove empates e três derrotas. Márcio foi demitido as vésperas da última e decisiva rodada, que poderá dar ao clube a classificação à próxima fase.

Márcio não é mais técnico da Águia (Tião Martins - AISJEC)
Segundo a informação dada pelo site Futebol Interior, Márcio teria sido demitido via telefone. O treinador, com passagem vitoriosa pelo Corinthians, estava na corda bamba, por conta da instabilidade do time na Série A2. 

O São José é o time que mais empatou no campeonato, ao lado da Esportiva Santacruzense. O último empate rendeu críticas ao trabalho do treinador e resultou na queda da equipe para a nona posição. 
Márcio havia concedido entrevista após o empate em 0 a 0 contra a Ferroviária, onde falava sobre preparação para partida contra o líder Audax.
A diretoria do clube não foi encontrada para falar sobre a atual situação do time.

#curta Na Gaveta

Após oitava vitória e classificação antecipada, Guará comemora sem esquecer do Rio Claro

Carlos Octávio e Renato Peixe exaltam novo triunfo e revelam arma do Guaratinguetá pra vencer fora de casa; Tricolor fecha primeira fase no próximo domingo

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - Guaratinguetá 

Após conquistar a classificação antecipada à segunda fase do Campeonato Paulista Série A2, o Guaratinguetá inicia na tarde de hoje sua preparação para a última rodada da primeira fase. Ainda em euforia pela vitória por 3 a 1 diante do Juventus na Rua Javari, o clima no Tricolor é de comemoração.
A vitória do último sábado foi a oitava do time na competição e está sendo apontada como uma das mais difíceis. "Não foi moleza não. O Juventus soube jogar, não nos deu espaços. Tivemos que ter cabeça pra ganhar a partida. Como eles precisavam vencer, nós exploramos os contra-ataques e matamos o jogo. Mas foi duro", avaliou o técnico tricolor Carlos Octávio.
Peixe exalta vitória e comemora mais um gol pelo Guaratinguetá (Fábio Rubinato - AGF)
Lateral-esquerdo e meia do Guará, Renato Peixe exaltou o trabalho em equipe e comemorou mais um gol com a camisa do Guará. "Entramos pra vencer. Todo o grupo cumpriu o que nos foi passado e saímos de campo com mais três pontos e a classificação. Tive a felicidade de marcar o segundo gol, numa hora importante, e agradeço muito a Deus por essa nova vitória", concluiu o atleta que completou 101 jogos com a camisa da Garça.
Os jogadores do Guaratinguetá se apresentam hoje às 16h no estádio Dario Rodrigues Leite. O próximo compromisso do Tricolor será no domingo, contra o Rio Claro, em casa.

#curta Na Gaveta

Taubaté vence São José e está na final do Vale do Paraíba Bowl

Em jogo movimentado, Big Donkeys vencem por 36 a 22 e vão defender o título valeparaibano de futebol americano

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes - São José dos Campos

Mesmo jogando fora de casa, o Taubaté Big Donkeys foi superior ao São José Jets e venceu por 36 a 22 a última partida da primeira fase do Vale do Paraíba Bowl. Os 'Burrões' conquistaram a segunda vitória na competição e garantiram vaga na final do torneio, contra o Volta Redonda Falcons, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. 
Na primeira etapa da partida realizada em São José dos Campos, o Taubaté Big Donkeys mostrou porque é o atual campeão do Vale Bowl. Nos primeiros minutos de jogo, Cassio Cardoso anotou dois touchdowns e deixou os 'Burrões' em boa vantagem. O primeiro tempo terminou com vitória dos taubateanos por 20 a 14.
Burrões seguem sem perder para Jets e vão à nova final (Jonas Barbetta - Top 10 Comunicação)
Precisando da vitória para chegar a decisão, o São José Jets voltou ligado no segundo tempo e deu trabalho ao adversário no terceiro quarto. Porém, no último período o Taubaté voltou a se impor na partida e ampliou o placar para 28 a 14. No fim, o lançador Renan partiu em velocidade pela lateral e anotou mais um touchdown para os Donkeys.
Esperançosos em reverter a vantagem adversária, os Jets iniciaram uma reação nos segundos finais com um touchdown, mas era tarde demais e o Taubaté apenas administrou o placar que já apontava 36 a 22 para os 'Burrões'.
Autor de dois touchdowns na partida, Cassio Cardoso, que além de ponta é o treinador do Taubaté, apontou crescimento dos 'Burros' para esse jogo. "A gente trabalhou muito, com bastante dedicação. Todos nós nos dedicamos, desde a derrota para o Falcons, há um mês. Isso foi o diferencial, a união e o trabalho que todos nós tivemos", afirmou.
A decisão entre Volta Redonda Falcons, time de melhor campanha na primeira fase, e Taubaté Big Donkeys será realizada no dia 6 de abril, as 15h, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Além da final, a disputa pelo terceiro e quarto lugares entre Guaratinguetá White Cranes e São José Jets também será realizada no mesmo dia e local.

#curta Na Gaveta
Orkut Favorites More