31 de out. de 2012

A bola oval ganha força no Vale do Paraíba

Times de futebol americano do Vale superam dificuldades e conquistam, dia após dia, espaço no cenário esportivo

O Vale do Paraíba sempre foi reconhecido pelos tradicionais clubes de futebol. São José, Taubaté, Esportiva de Guaratinguetá, União Cruzeirense e Aparecida, eram equipes que tinham força dentro de suas casas, e algumas delas, incomodaram os grandes de São Paulo. Hoje, o Vale tem destaque em outros esportes, como ciclismo, basquete, vôlei, futsal e rugby, e a cada dia que passa, o futebol americano vai conquistando seu lugar em meio a tantas modalidades esportivas.
Equipes superam dificuldades e crescem a cada dia (foto: Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
No último domingo, quatro, das cinco equipes que representam o Vale do Paraíba, jogaram partidas amistosas. O Guaratinguetá White Cranes bateu o São José Jets, em Guará. E o Volta Redonda Falcons venceu o São José do Barreiro Pumas, em Volta Redonda.

Na cidade do Aço, Falcons não tomam conhecimento dos Pumas

Em Volta Redonda, o time da casa recebeu o São José do Barreiro Pumas. As duas equipes buscavam a primeira vitória em suas curtas histórias. 
Jogando em cima desde o primeiro momento, os Falcons não deram chances aos Pumas. Logo no primeiro quarto, a diferença entre as duas equipes já era de 14 pontos. Com essa diferença, os Falcons reduziram a pressão e administraram a partida, que terminou em um elástico 56 a 6.
Douglas Torres voa para pegar flag adversária (foto: Geraldo Magela)
Apesar da derrota, o time de São José do Barreiro contou com novidades em campo, e segue confiante para o ano seguinte. "Nós estamos contando com novos atletas, porém, em uma cidade com cinco mil habitantes, é como tirar leite de pedra conseguir novos jogadores. Mas estamos lutando pra manter o time, e sonhamos em crescer muito, ainda", revelou Kalleb, que retornou a presidência dos Pumas nessa partida.
Já os Falcons, comemoraram a muito a primeira vitória de sua história. "É muito bom vencer. É bom sair de campo com a vitória. Mas, sabemos que essas partidas foram amistosas. Estamos nos preparando para o Vale Bowl do ano que vem. Temos que manter os pés no chão", afirmou Bruno Monção, presidente dos Falcons.
O Volta Redonda Falcons trabalha também com a equipe sub-17, da categoria Flag.

Luta, igualdade e invencibilidade dos Cranes

Em Guaratinguetá, a partida que uniu os rivais guaratinguetaenses e joseenses foi pegada do início ao fim. Os Jets saíram na frente com um touchdown, mas não seguraram a reação e virada dos Cranes, que marcou 14 pontos e manteve uma boa diferença até o último quarto da partida.
No fim do jogo, os Jets anotaram outro touchdown e ficaram a dois pontos do empate. Quando faltavam 15 segundos para o término da partida, em um lançamento preciso, Gui Pullin, dos Jets, teve a oportunidade de virar a partida com outro touchdown. O running back recebeu o lançamento dentro da end zone, mas não conseguiu segurar a bola e desperdiçou uma chance incrível de virar o placar. 
Ainda com 15 segundos de jogo, os Cranes seguraram a posse de bola, gastaram tempo e venceram por 14 a 12. 
Partida foi marcada pela igualdade e entrega dos atletas (foto: Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Mesmo com a derrota, Jerê, linebacker dos Jets, aprovou a postura da equipe na partida. "Nós jogamos bem, estamos mais estruturados dentro de campo. Sofremos com o forte calor, tivemos chance de sair de campo com a vitória, mas não tivemos calma na hora. Evoluímos, e temos muito a evoluir ainda", afirmou.
Já os Cranes, comemoram muito a vitória diante dos rivais regionais. "Só nós sabemos o quanto é difícil jogar futebol americano aqui na região. Nosso trabalho é árduo, duro e suamos a camisa pra conseguir isso. Essa vitória não é apenas nossa, é de quem acredita no futebol americano de Guaratinguetá", exaltou Cláudio Antônio Barbosa, coach dos White Cranes.
Com a vitória diante dos Jets, os White Cranes seguem invictos no ano. São três jogos e três vitórias, diate dos Falcons, Pumas e Jets.
Além das quatro equipes, o Vale do Paraíba também é representado pelo Taubaté Big Donkeys, principal time de futebol americano da região. Os Donkeys chegaram à semifinal do Campeonato Paulista, nesta temporada, e projetam alcançar a decisão em 2013.
Na próxima temporada, os clubes da região irão disputar o Vale Bowl, competição que reúne apenas as equipes do Vale do Paraíba. Todas as cinco equipes, a princípio, foram incluídas no torneio, que terá início em janeiro.
Com a popularização do futebol americano no Vale do Paraíba, os desportistas e o esporte regional se tornam os maiores beneficiados, dessa nova fase do esporte regional.

Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes

curta Na Gaveta


Orkut Favorites More