10 de nov. de 2015

FPF divulga fórmula de disputa da Série A-3 de 2016

Campeonato promoverá dois clubes à Série A-2 e rebaixará seis equipes para a Série B

Redação
Na Gaveta Esportes
Número de rebaixados aumenta; em contrapartida, apenas dois clubes sobem de divisão - Fábio Rubinato
A Federação Paulista de Futebol realizou na tarde desta terça-feira o Conselho Técnico para a disputa da Série A-3 de 2016, que tem início em 31 de janeiro e se encerra em 15 de maio. Assim como era de se esperar, o número de clubes que vão subir para a Série A-2 diminuiu, enquanto número de rebaixados para a Série B aumentou. A fórmula de disputa da competição será a mesma de 2015.

Os 20 times que vão iniciar a disputa jogarão entre si em turno único, nas 19 rodadas da primeira fase. Os oito melhores se classificam para a segunda fase. Os seis últimos colocados serão rebaixados para a Série B estadual de 2017. 

Na segunda fase, os oito clubes classificados serão divididos em dois grupos com quatro equipes cada. Os times jogam entre si, dentro do grupo, em turno e returno. Os líderes de cada chave garantem o acesso e disputam o título da Série A-3 em duas partidas.

Também foi mantida a regra que determina o limite de 28 atletas inscritos na competição. Os times terão até o dia 28 de janeiro para inscrever os jogadores para primeira rodada, e até 4 de março para completar a lista. Com o decorrer do estadual, os times poderão trocar atletas que sofreram lesões graves e entre uma fase e outra os times podem inscrever mais quatro jogadores. 

Assim como na Série A-1, na Série A-3 também será implantado o sistema de 'fidelidade' entre treinador e clube. Cada técnico poderá dirigir apenas um time do campeonato. 


Orkut Favorites More