27 de mar. de 2015

Secretário de esportes esclarece situação do estádio Dario Rodrigues Leite

Depois da liberação pela FPF, Manthiqueira já pode jogar oficialmente no estádio, diferente do Guaratinguetá

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Laranja estreia no Paulista da Série B em abril; enquanto isso, Guará segue sem poder jogar
(Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
O estádio Dario Rodrigues Leite, casa do Guaratinguetá e do Manthiqueira no futebol profissional, foi liberado pela Federação Paulista de Futebol nesta semana. O último laudo foi registrado na quarta-feira e o estádio já está apto a receber jogos oficiais, porém, somente do Manthiqueira. Ainda com situação irregular quanto a documentação, a Garça não pode entrar em campo enquanto os novos gestores não se reunirem com o poder público e regularizar essa situação. 

A temporada não está sendo fácil para o Guaratinguetá. A situação poderia ser melhor se o time jogasse em casa, porém, até o momento, a nova gestão do clube empresa não procurou o poder público da cidade para regularizar a documentação que dá ao time o direito de jogar no estádio Dario Rodrigues Leite, como conta o secretário de esportes de Guará, Gustavo Mathídios. "Todo fim de ano, era costume, a direção do Guará vir até a gente pra regularizar a situação da documentação. Só que desde dezembro do ano passado, quando o time foi anunciado com novos gestores, nós não fomos procurados", contou. 

Como o estádio é municipal e os dois times profissionais da cidade são privados (clubes empresa), as equipes precisam pagar pela cessão do estádio. O valor dessa cessão não é exato. Segundo Gustavo, é feito um cálculo em cima da renda da equipe, e então, é gerado um montante que o clube deve pagar anualmente. O Manthiqueira já efetuou esse pagamento e pode jogar no Dario Rodrigues Leite. Bem diferente da Garça, que sequer procurou o órgão responsável pela regularização dessa documentação que segue pendente. 

Quanto a interdição do estádio no fim da temporada passada, é normal. A cada fim de ano do futebol profissional em São Paulo, todos os estádio passam a ser interditados, até que sejam feitas vistorias pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Federação Paulista de Futebol só liberou o Dario Rodrigues Leite depois de todos os problemas serem sanados. "Foram feitos pedidos que, até então, nunca tinham sido realizados, como reforço dos corrimãos, por exemplo. Nós, como poder público, e o Manthiqueira, como clube interessado, fomos os responsáveis pelas melhorias", afirmou Mathídios.

Questionado sobre a participação da prefeitura na liberação do estádio, o secretário enfatizou. "Sempre, quem buscava regularizar o estádio para competições de grande porte, era o Guaratinguetá. Porque o maior interessado em disputar um campeonato é o clube. A prefeitura sempre auxiliou. Dessa vez, foi diferente, porque nós e o Manthiqueira que buscamos uma solução. O clube interessado era o Manthiqueira".

A temporada já começou para o Guaratinguetá e vai começar em abril para o Manthiqueira. Além das melhorias necessárias terem sido cumpridas pelas partes envolvidas, o gramado foi totalmente trocado e está recebendo manutenção. A primeira fase da Série B estadual, quarta divisão, será mais longa. O time laranja mandará nove partidas em casa e não corre risco de ter que mandar jogos em outras cidades, por problemas estruturais do Dario Rodrigues Leite.


Orkut Favorites More