13 de ago. de 2012

No Vale Fluminense, Falcons miram crescimento dentro e fora do estado

A união de um time que dá 'sangue e suor' pela vitória

São apenas oito meses de vida, dois amistosos disputados e a sensação de que tudo caminha conforme o planejado. O Volta Redonda Falcons, único representante do Vale do Paraíba Fluminense, desponta como principal força da modalidade 'Flag' no Rio de Janeiro.
A ideia de montar um time de Futebol Americano, partiu de Douglas Torres, um apaixonado pelo esporte, que criou um grupo no Facebook com a intenção de atrair novos apaixonados pela modalidade. "Assim nasceu o UFFalcons, pois muitos jogadores estudavam na UFF. Em menos de um mês, o nome mudou para Volta Redonda Falcons, e começamos a realizar um planejamento para virar um time de competição", revelou Bruno Monção de Andrade, vice-presidente da equipe.
O começo do sonho (foto: divulgação Falcons)
Questionado sobre o nome 'Falcons', Monção revelou que a inspiração não foi o Atlanta Falcons, time da NFL (Liga Americana de Futebol), e sim pela quantidade de atletas vindos da Universidade Federal Fluminense e também, pelo nome dado ao antigo clube, o UFFalcons. "Só foi Falcons para aproveitar o 'F' da sigla da faculdade. Também pensamos em 'Foxes', que significa 'rapozas' em inglês, mas preferimos manter o sobrenome antigo", explicou.
Hoje, a equipe conta com 40 atletas em seu plantel, e assim como São José Jets, busca ganhar espaço em uma cidade onde o futebol e Rugby se destacam. " Com relação a prefeitura ainda não tivemos um apoio como o Rugby tem, mas continuamos a tentar", revelou. "Mas o povo de Volta Redonda gosta do esporte e compareceu bem no nosso primeiro amistoso, contra os Cranes", concluiu Monção.
Se não existe o apoio do poder público, a solução é buscar patrocínios com empresas privadas. "Atualmente contamos com o apoio de um curso de inglês, e temos contrato de um ano com a empresa".

As primeiras batalhas 

Engana-se quem pensa que o Volta Redonda Falcons tem um time inspirador. A inspiração não vem dos grandes dos Estados Unidos, mas sim, da raça e gana de cada desportista. "Nos espelhamos em vencedores, pois é pra isso que treinamos. Damos sangue, suor, lágrimas. Nossa inspiração, vem do nosso sonho", relatou.
(foto: divulgação Falcons)
Sonhar é o primeiro passo para quem almeja crescer. Lutar diariamente pela conquista, é um passo eterno que tem de ser dado todos os dias. E com este pensamento, os Falcons estrearam contra o Guaratinguetá White Cranes. "Enfrentar o Cranes, entrar em campo e jogar Futebol Americano contra outro time, era novidade para todos nós. Foi uma sensação inexplicável, poder realizar parte de um sonho, o resultado era o menos importante", revelou Monção.
Já contra o São José Jets, a história era diferente. A equipe já tinha jogado anteriormente, e havia conhecido suas falhas. Para a partida, primeira fora de Volta Redonda, a equipe treinou duro para encarar uma das potências do esporte no Vale. "Comemoramos muito o empate contra os Jets. Eles tem um time forte, que disputa o Paulista, e sair com o empate, contra uma equipe forte como os Jets, foi ótimo", concluiu.

A grandeza de um sonho


As dificuldades da modalidade Flag no Rio de Janeiro, fazem com que o Volta Redonda busque uma vaga no próximo Campeonato Paulista. "Em São Paulo é mais fácil conseguir montar um time e disputar campeonatos. No Rio, a modalidade Full Pad tem mais visibilidade. Isso nos faz pensar em buscar uma vaga na APFA, para disputar o próximo Paulista", explicou.
As metas da equipe vão das partidas às finanças. O confronto contra o Pumas, marcado para novembro, é taxado como primordial para o fechamento de 2012. Os atletas não falam em outro resultado, a não ser vitória. "Vamos entrar pra vencer. Já fizemos dois jogos e precisamos vencer para mostrar evolução dentro de campo". Além da partida, Monção revela outro setor do time que receberá grande atenção. "Precisamos fechar ao menos dois patrocínios".
As dificuldades não abalam as ambições da equipe. "Iremos disputar o Vale Bowl II, e chegaremos com força à esta competição", finalizou Bruno Monção.
Se o Homem é do tamanho dos seus sonhos, o Volta Redonda Falcons nasceu com a grandeza daquele que não apenas sonha, mas luta e dá "sangue e suor pelos seus companheiros".


Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes




Orkut Favorites More