15 de ago. de 2014

Dado de Oliveira assume teimosia, banca Nilmara Alves e estilo próprio e fala sobre momento mágico do Manthiqueira

Presidente, que criou o time inspirado na Holanda de 1974, comemora futebol bonito, bons jogos, resultados positivos e afirma que acesso é um sonho que pode ser alcançado

Leandro Oliveira
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá
Inspirado na Holanda, Dado criou o Manthiqueira. Hoje, presidente comemora futebol bonito apresentado pelo seu time
(Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Boa campanha na primeira fase e ascensão na segunda. O Manthiqueira tem crescido ao longo do Campeonato Paulista da Série B, equivalente à quarta divisão. Criado em 2005, o time de Guaratinguetá completou nove anos no último dia quatro e tem conquistado resultados inéditos no torneio. Disputando a competição de maneira profissional há quatro temporadas, a Laranja do Vale nunca foi tão longe e jamais teve um desempenho tão vitorioso como em 2014. Já são sete vitórias, sendo três somente na segunda fase, e duas goleadas fora de casa: 5 a 0 no Atlético Mogi e 6 a 1 no Guarujá, no último domingo. Com resultados positivos e placares favoráveis, o presidente do clube, Dado de Oliveira, comemora a boa fase, mas admite que para conquistar o primeiro acesso de sua história será preciso muito trabalho e respeito aos adversários.

O Na Gaveta Esportes entrevistou com exclusividade o presidente do Manthiqueira, Dado de Oliveira, na última terça-feira. Na ocasião, o cartola falou sobre diversos temas, inclusive sobre sua 'teimosia', termo que  ele mesmo se refere, ao falar sobre o estilo próprio de jogo de seu clube e a confiança no trabalho de Nilmara Alves, primeira mulher a comandar um time de futebol masculino no estado de São Paulo.

Time tem cartilha própria, CT e mostra crescimento em 2014
(Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Confira a entrevista na íntegra

NG Esportes: Você tinha dito em uma outra entrevista que a goleada em cima do Atlético Mogi te surpreendeu, por ter sido um placar elástico fora de casa. Qual o grau de surpresa após a partida contra o Guarujá, outro jogo fora, que seu time venceu por 6 a 1?

Dado de Oliveira: "Veja bem, esse surpreendeu ainda mais, porque nessa fase os times se equilibram muito e ninguém espera construir um placar assim, ainda mais fora. O Guarujá veio para o tudo ou nada, tiveram que sair para o jogo e a gente soube aproveitar as brechas. Apesar do péssimo gramado, nós fomos superiores pois soubemos responder o time deles".

NG Esportes: No último dia quatro você completou mais um ano de vida e o Manthiqueira comemorou o nono ano de sua fundação. Você acredita que tem recebido o melhor presente dentro do futebol, nesta temporada, com os resultados conquistados e o futebol bem jogado?

Dado de Oliveira: "Eu sou um apaixonado por futebol. Completei mais um ano de vida e o Manthiqueira mais um no futebol profissional. Não é fácil. Eu tento consolidar o time para jogar todos anos. A primeira missão nossa nem era o acesso, e sim, a consolidação do nome do clube na região e dentro do estado. Agora, o time está aí, com quatro anos de vida, com um bom elenco e com chances de acesso. Aí a gente luta por isso. Para conseguir o acesso é importante ter um  bom time, um grupo forte e com vontade".

Teimosia, confiança em Nilmara e estilo de jogo diferenciado

NG Esportes: Depois da goleada sofrida pela seleção brasileira para a Alemanha na Copa do Mundo, por 7 a 1, muito tem se falado em renovação dentro do futebol, porém, pouco tem sido feito. Você é um dirigente que trabalha de maneira diferente há quatro anos e desde 2012 mantém uma mesma treinadora no comando do time, a Nilmara Alves. É difícil nadar contra a corrente?
Presidente tem plena confiança no trabalho de Nilmara Alves (Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes)
Dado de Oliveira: "É difícil. Muito difícil. Eu sou chamado de burro, de cabeça dura, teimoso... Na realidade, eu acho que sou cabeça dura e teimoso mesmo. Agora, é muito difícil manter um treinador ou treinadora por muito tempo. O Brasil tem a cultura de demitir os técnicos depois de derrotas ou eliminações. Muitos falam em mudança, mas quando ela existe, crucificam quem a busca. A Nilmara Alves tem meu voto de confiança, até porque, ela nunca teve um elenco tão qualificado como esse, de 2014. Neste ano, nós temos um time forte nas mãos e ela tem se saído bem, assim como o restante do grupo. Isso prova que é preciso dar tempo. Não adianta querer fazer milagres. É dar tempo ao tempo e confiar no trabalho".

NG Esportes: O que diferencia o Manthiqueira de um outro clube da Série B Paulista?

Dado de Oliveira: "Nós somos, talvez, o único time do Brasil com uma proposta diferente para jogar. Isso porque disputamos a quarta divisão paulista. Em alguns momentos da partida, a gente chega a dar 30, 40 passes sem que o adversário toque na bola. Isso é difícil de acontecer no futebol brasileiro, até porque, a cultura do futebol nacional é diferente, tem mais individualidade".

NG Esportes: O Manthiqueira foi criado com as cores laranja e preta em homenagem a seleção da Holanda da década de 70 e você sempre disse ser um fã do futebol bonito, tanto que homenageou essa seleção. Você acredita que seu time tem jogado um belo futebol, seguindo os moldes daquele time de 70?

Dado de Oliveira: "Nós somos um time da quarta divisão, porém, que pensa grande. Jogamos nos mesmos moldes das grandes equipes. A gente pensa como time de ponta e faz o possível para jogar igual. Quando a gente tem um ideal, a gente passa a buscar um degrau por vez. Vejo no Manthiqueira uma proposta de jogo muito boa, de toques, troca de passes, movimentação e objetividade. O futebol, acima de tudo, é entretenimento. O torcedor vai ao estádio pra ver um jogo bem jogado, uma partida bonita. E eu acredito que o Manthiqueira tem jogado dessa maneira".

NG Esportes: Nesta semana decisiva, onde o Manthiqueira pode antecipar sua vaga à terceira fase, como tem sido a conversa com os jogadores? Como tem sido o trabalho no lado psicológico com os atletas, tendo em mente uma partida tão importante?

Dado de Oliveira: "A conversa tem sido tranquila. O grupo tem trabalhado bem. No lado físico, a gente finaliza nesta sexta. Agora, os jogadores sabem que nossa casa não é o Dario Rodrigues Leite, e sim o gramado. Eu sempre passo essa ideia para o elenco. Onde quer que o time vá, o Manthiqueira joga em casa. Seja em Guaratinguetá, Belém, Recife, Fortaleza, Peruíbe. Nossa casa é o gramado, tanto que em São Vicente, apesar da má qualidade do campo, fizemos de lá nosso espaço. Depois que acabou o jogo, fomos ao centro do estádio e falamos 'Apesar de ruim, esse é o nosso campo. É aqui que a gente joga', pois é isso que passo para todos. Então, não tem muita conversa. Onde a bola rola, estamos em casa".



Guará recebe 2° turno da Copa Interior Paulista de Kart

Evento será disputado neste domingo, no Kartódromo Internacional da cidade

Meon.com.br
Guaratinguetá
(Meon)
Kartódromo Internacional de Guaratinguetá recebe no próximo domingo (17) o 2º turno da Copa do Interior Paulista de Kart, que começa às 10h e com entrada franca. Vão ser disputadas três categorias. Na Super Sênior, para pilotos com idade acima de 45 anos, César Bastos/JC Competições segue na liderança, seguido pelo piloto da casa Edward Júnior/Nael Racing e do piloto de Caçapava Chiquinho/JC Competições. 
A Sênior, com pilotos de 30 a 45 anos, é liderada pelo piloto de São José dos Campos Jerri Santana/Nael Racing seguido por Kleber/JC Competições e o piloto Esteffer/Nael Racing que tentam diminuir a pontuação e acabar com a tranquilidade do líder da categoria.
Já a Categoria Elite, com pilotos com idade acima de 14 anos, deve ser uma das mais disputadas. O taubateano, Matheus Santana/JC Competições venceu as três primeiras etapas e segue na liderança. O companheiro de equipe Sérgio Chimeli e principalmente os pilotos da equipe Nael Racing, Thiago Rana e Felipe Fonseca, vencedor da última etapa, seguem embolados na pontuação e prometem surpreender e diminuir a diferença de pontos para a liderança.
Informação do site www.meon.com.br
Orkut Favorites More