19 de jun. de 2014

Boa viagem, Diego

Por Leandro Oliveira

Quiseram tanto acreditar na força espanhola, que o mundo parece estar em choque com a eliminação precoce da 'Fúria'. Foram campeões em 2010, de uma Copa que não empolgou. Ostentavam uma estrela dourada e tinham peso neste ano, pelo título na África do Sul. Fora isso, o que a Seleção Espanhola representa para o futebol mundial?

Das 20 Copas já disputadas, a Espanha participou de 15, conquistou um título e sofreu uma eliminação na semifinal, quatro nas quartas de final, duas nas oitavas, uma na segunda fase e seis na fase de grupos. O futebol espanhol cresceu nos últimos anos, graças ao sucesso da filosofia empregada pelo Barcelona de Xavi e Iniesta. A Eurocopa de 2008 abriu as portas para o brilho espanhol, que durou o tempo inverso da escura história da Fúria nos mundiais. 
Gracias, Diego. (EFE/EPA Guilaume Horca Juelo)

A verdade é que a Seleção Espanhola nunca me agradou. Nunca me encantou. A camisa nunca pesou e a grande mídia quis transformar esse time numa Seleção Brasileira. A Bolívia já goleou a Argentina, uma vez, mas nem por isso se tornou um grande seleto entre as principais forças do futebol mundial. Porque dar à Espanha o peso de uma Itália ou Alemanha?

A safra foi boa para o futebol espanhol. Deram-lhe Xavi, Iniesta, Puyol, Casillas, Villa, entre outros. Mas a previsibilidade dos toques, a falta de um homem de referência na frente e a escassez do tesão pela vitória transformam um time nota B- num Equador de grife.

Chegaram ao topo do mundo em 2010 e sentiram o vento suave que só quem já esteve lá em cima pôde sentir. Chegou a hora de descer, encarar a realidade, pegar os trapos daqueles que falam espanhol, catalão e até português, engolir os sapos e enxergar o amarelo de quem o desafia. Mas o tom amarelado não é da Seleção que ostenta cinco títulos mundiais e outras duas decisões na história, e sim, de alguém que vem da Oceania colocar 'La Roja' em seu devido lugar.

Aos que partem, adíos, ou adeus, para que o mais vaiado entre os espanhóis possa sentir mais uma vez o calor desse país tão rico em natureza e história dentro e fora do futebol. Boa viagem, Diego!



Antes do recesso, Yoka bate Barueri por 6 a 3 e sobe na classificação da Liga Paulista de Futsal

Em Guará, Laranjas vencem a segunda consecutiva e entram em recesso por conta da Copa. Time volta a jogar no dia 17 de julho contra o São José

Redação 
Na Gaveta Esportes, Guaratinguetá

Em casa, o Yoka Futsal emendou a segunda vitória consecutiva na Liga Paulista. Depois de bater o São Bernardo por 1 a 0, o time de Guará superou o Barueri por 6 a 3. Agora, o Yoka soma 18 pontos em 13 partidas disputadas. Os laranjas voltam às quadras somente no dia 17 de julho, contra o São José, em Guaratinguetá.
Quando a bola rolou no Ginásio do Itaguará, o Yoka já sabia o que precisava fazer. A vitória antes do recesso para a Copa do Mundo seria importante para o time de Guará, e por isso, a equipe partiu pra cima desde o início. Logo de cara, Gleison, que voltava de suspensão, e Jaça, marcaram dois gols para o time do Vale. Aos 16 minutos, Edmilson descontou para o Barueri.

(foto: Michelle Soares)

Os 2 a 1 não ofereciam tanta segurança para o Yoka, que voltou para a segunda etapa determinado a marcar o terceiro. Ângelo fez jogada individual e marcou para os donos da casa. 
Após o terceiro gol, o Yoka se aproveitou do uso do goleiro-linha do rival para anotar o quarto, com Gleison. Igor e Diego descontaram para o time da Grande São Paulo, mas Hugo aos 35 e Kleiton Japa aos 38 finalizaram o ataque do time da casa e aumentaram o placar para 6 a 3.

O Yoka, que tinha 15 pontos, chegou aos 18 e permanece dentro do G-8 na Liga Paulista. Até o fechamento dos jogos desta quarta-feira, o time de Guará fica na sexta posição, ao lado do São Bernardo, com o mesmo número de pontos.



Orkut Favorites More