16 de jan. de 2015

Com gol contra de Nei, Guaratinguetá perde para o Besiktas na Royal Cup

Garça estreia com derrota em torneio amistoso na Turquia e disputa terceiro lugar com o perdedor de River Plate e Galatasaray

Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Com elenco mesclado, Guará fez primeiro jogo internacional de sua história (reprodução - internet)
Formado por uma mescla entre remanescentes da Garça de 2014 e atletas do Instituto Neymar Junior, além de jogadores empresariados, o Guaratinguetá jogou pela primeira vez fora do Brasil. Contra o Besiktas, o Tricolor do Vale deu o pontapé inicial na Royal Cup, competição amistosa realizada na Turquia. Porém, o sabor da estreia em campos internacionais foi amargo e o time perdeu por 1 a 0.

Quando a bola rolou em Istambul, o Guaratinguetá iniciava seu primeiro jogo internacional. Depois de muita incerteza e indefinição da diretoria, que preferiu não revelar que elenco defenderia o clube na Royal Cup, a Garça começou a partida com bom toque bola, porém, sem agressividade.
Em casa, os turcos do Besiktas, um dos três principais times da Turquia, estudaram as melhores saídas para atacar o Tricolor do Vale. Logo no primeiro minuto, Cenk Tosun recebeu cruzamento da esquerda e desviou por cima do gol. Aos 12 minutos, Kerim Frei arriscou da entrada da área e a bola explodiu no travessão de Gustavo.

Mais presente no ataque, o Besiktas abriu o placar no fim do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio da esquerda, Nei tentou tirar a bola na pequena área, mas mandou pro fundo das redes e marcou contra o próprio patrimônio, aos 41 minutos. O jogador ficou desolado após o lance.
Na tentativa de cortar, Nei empurrou para as redes e marcou contra (Reprodução - Internet)
O Besiktas voltou para a segunda etapa com força. Logo no segundo minuto, Oguz Aksoy cobrou falta pela direita e quase ampliou o placar. A resposta veio aos 10 minutos. Após boa troca de passes no meio de campo, Edmilson entrou pela esquerda e bateu com força, por cima do gol.

Melhor na segunda etapa, o Besiktas dominou o meio de campo e cadenciou a partida. Com toque de bola e investidas pelas laterais, o time turco levava perigo à defesa tricolor, mas não conseguia entrar na área de Gustavo. Em duas descidas, a zaga cortou para a lateral. Na primeira, Giuseppe desarmou Ismail Koyabasi e na segunda, Romário cortou Ozyakup.

Nervoso na partida, o Guaratinguetá abusou das faltas. Mas foi numa falta do adversário que a Garça quase empatou. Aos 37 minutos, Edmilson cobrou com capricho, mas o goleiro turco evitou o gol de empate do Tricolor.

Aos 42, o Besiktas desceu em contra-ataque e quase ampliou. Ismail recebeu passe dentro da área e na hora de concluir foi interceptado por Rhuan. Na sequência, a equipe turca ainda teve três escanteios consecutivos mas não conseguiu ampliar o placar.

Classificado à final, o time turco espera pela definição de seu rival, que sai do confronto entre River Plate e Galatasaray. O perdedor encara o Guará na disputa pelo terceiro lugar. As duas partidas serão realizadas no próximo domingo.

Escalações iniciais

Besiktas
Cenk Gönen; Umiti Karaal, Alexander Milosevic, Ating Nukan, Ismail Köyabasi, Oguz Aksoy, Oguzhan Ozyakup, Kerim Frei, Ogur Boral, Cenk Tosun e Pedro Franco. 

Guaratinguetá 
Gustavo; Rhuan, Giuseppe, Marcos Paulo e Romário; Renan, Nei, Fernando e Edmilson; Ítalo e Bruno. 





Com ao menos quatro remanescentes confirmados, Guará pega o Besiktas na Turquia

Time tem quatro jogadores que permaneceram no clube nesta temporada, além de atletas com passagens pelas categorias de base do Santos

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Ao menos quatro remanescentes do Guaratinguetá vão disputar o Royal Cup, torneio amistoso, que tem início na tarde desta sexta-feira, na Turquia. O restante do elenco é formado por jovens jogadores que integram o Instituto Neymar Junior e tiveram passagem pelas categorias de base do Santos. A informação foi confirmada por um membro da Garça.

Giuseppe, Nei, Italo e Thiaguinho. Esses quatro jogadores defenderam o Guaratinguetá na última temporada e estão em Istambul para defender a Garça no Royal Cup, torneio que ainda tem os turcos Besiktas e Galatasaray, além do argentino River Plate.

Além dos quatro atletas confirmados na disputa, outros três jogadores aparecem na lista de elenco da Garça, divulgada pela Federação Paulista de Futebol. Deivisson, Denner e Leandro Paschoal, que também jogaram pelo Tricolor principal e sub-20 no ano passado, integram a página de jogadores com contrato com o Guaratinguetá, neste ano, segundo a FPF. 

Ainda segundo informações internas, o restante do elenco que representará o Guaratinguetá na disputa do Royal Cup será formado por jovens promessas que tiveram passagem pela base do Santos Futebol Clube e atualmente integram o projeto Instituto Neymar Junior.

A diretoria do Guaratinguetá não emitiu nenhuma lista de jogadores que vão defender o clube neste torneio amistoso. Procurado pela reportagem, Pedro Panzelli, atual presidente tricolor, preferiu não responder sobre a formação do elenco para a competição amistosa e para a Série A-2.

Mesmo com a situação indefinida, o Guaratinguetá entra em campo contra o Besiktas, às 16h, pelo horário de Brasília. Quem vencer encara na decisão o vencedor de Galatasaray e River Plate. O perdedor disputa a terceira posição.



Orkut Favorites More