29 de jun. de 2014

Não meu amigo, isso não é apenas futebol

por Leandro Oliveira

Não, meu amigo. Não é só futebol. Está longe de ser só futebol. Confesso que as vezes perco a dimensão do que realmente é. Mas, como penso, e sempre pensei, não é apenas um esporte coletivo. É a vida sendo construída em 90 minutos, mais prorrogação e pênaltis.
Não existe uma fórmula para viver. Você vive e pronto. No futebol, não há uma fórmula ou método para vencer. Você joga, tenta, se arrisca, ataca, defende, se segura, reza, ora, chora, pede, grita, espalma, pula e o resultado, por muitas vezes, não sai conforme o esperado.
(foto: Buda Mendes - Getty)
Não me lembro quando o  futebol entrou na minha vida. Acredito que teria menos chances de desenvolver um problema cardíaco se não me apaixonasse por esse bendito esporte! 
Antes de aprender a falar, eu já tinha um quarto decorado com as cores do time do coração do meu pai. A paixão que ele sentia pelo futebol foi passada pra mim com uma intensidade sete vezes maior.
O futebol nunca foi apenas futebol, pra mim. Sempre foi mais. Foi superação e força, fé e gana, chuteira e coração. Foi o menor vencendo o mais forte, ou o mais forte tomando sufoco e derrotando aquele que não tem a grandeza devida, mas joga como um dos gigantes. 
Futebol é poesia feita com os pés, grito dos beques destemidos, um solo de quem dita o ritmo desta banda embaixo das traves e o arrepio, lágrimas e desabafo de quem os vê fora desse palco verde. Futebol também é o brilho dos olhos da criança que jamais cresce e sempre acredita na menor das possibilidades. Afinal, apesar de pequena, ela existe, e se existe, é alcançável!



Comentários:

Orkut Favorites More