23 de abr. de 2015

Fora de casa, São José encara o Flamengo nesta quinta

No Rio, equipes abrem série de cinco partidas das quartas de final do NBB

Thiago Fadini
Meon
Série de cinco partidas tem início hoje, no Tijuca Tênis Clube - Arthur Marega Filho/São José Desportivo
Dois anos depois, São José e Flamengo voltam a se encontrar nos playoffs do Novo Basquete Brasil, em um duelo cheio de história. O primeiro confronto da série melhor de cinco jogos das quartas de final será nesta quinta-feira (23) às 18h, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Este será o quarto encontro entre as equipes da história do mata-mata e o segundo na antepenúltima fase da competição. No NBB2, o Rubro-Negro varreu a Águia por 3 a 0. Na quarta edição os joseenses levaram a melhor por 3 a 2 e no ano seguinte os cariocas se sobressaíram novamente, também por 3 a 2. Em toda a trajetória dentro da Liga, o confronto é um dos que mais ocorreram, com 27 embates.
Equipes tem histórico de confrontos nos playoffs - João Pires LNB
Nesta edição, os joseenses vêm de uma série muito equilibrada nas oitavas de final contra o Paulistano, encerrada em 3 a 1. Os cariocas por sua vez fizeram a terceira melhor campanha da fase classificatória com 23 jogos em 30 partidas e puderam descansar na fase anterior. Os dois primeiros jogos dos playoffs, assim como o último caso seja necessário, serão disputados na capital fluminense.

Para o técnico Luiz Zanon, o um triunfo no Tijuca Tênis Clube será essencial 
para que o São José consiga vencer o tricampeão do NBB. “O Flamengo é uma equipe fortíssima, que tem que ganhar o título, é o atual campeão. Mas acho que dentro do favoritismo do Flamengo, São José está fortalecido pelas últimas apresentações que teve na temporada regular e no playoff. Talvez estejamos com um pouco mais de ritmo de jogo e o Flamengo mais descansado. Então o objetivo é que dentro dessas duas partidas (no Rio de Janeiro), consigamos uma vitória pra inverter o mando de jogo e tentar decidir em casa”, disse Zanon. 

O comandante destacou ainda a importância que o primeiro confronto representa para a sequencia da série. “Playoff cada jogo é uma história e o primeiro jogo é o mais importante de todos. Não adianta a gente pensar no seguinte. O primeiro é que influencia muitas coisas, o fator psicológico, os momentos. Então temos que estar bem focados”. 

Após bater o Paulistano, Luiz Zanon teve uma semana para preparar os atletas física e taticamente para o jogo, enquanto José Neto teve mais de 20 dias para treinar o elenco do Flamengo. A diferença de períodos não preocupa o treinador do São José, que vê o elenco com mais 'ritmo de jogo'. “Ficar entre os quatro sempre é melhor, porque você já está pré-classificado, mas você ficar muito tempo parado, às vezes perde um pouco de ritmo de jogo, mas se ganha muito na recuperação física do atleta. Então é duro falar o que é melhor. Na série que a gente vai ver o que acontece”, afirmou Zanon.

Nas oitavas de final do NBB7, São José e Paulistano fizeram duelos extremamente equilibrados e que foi decidido nos detalhes. No entanto, o adversário agora é outro, mas lições puderam ser tiradas da fase anterior. “O grupo se fortaleceu como um todo, que soube buscar vitórias. Contra o Flamengo nós temos que ter isso mais ainda, porque é uma equipe com mais poderio técnico e ofensivo do que o Paulistano, que tem uma característica mais defensiva. Então temos que jogar no mesmo nível e ainda cometendo poucos erros”, concluiu Zanon. 

Informação do Meon


Comentários:

Orkut Favorites More