2 de out. de 2012

Ex-jogadora de futsal de Pinda busca ganhar fama internacional

Rafaela Dal'Maz troca o futsal de Pinda pelo frio e  oportunidade da Russia

O futsal feminino de Pindamonhangaba sofreu uma baixa e tanto. Após a disputa da Liga Nacional, Rafaela Dal´Maz - uma das principais estrelas da Princesa do Norte - foi embora para a Rússia, defender o MFK Tyumen.


A jogadora natural de Guarapuava-PR, tem um talento inquestionável, e aos poucos, vai subindo degraus, em busca de seu sonho; viver do futebol profissional. A passagem de Rafa Pato por Pindamonhangaba foi curta, mas intensa. Com a camisa da Princesa do Norte, ela comemorou os títulos dos Jogos Abertos Brasileiros e dos Jogos Regionais de 2012, esse com um gostinho especial, sobre São José dos Campos.
Além de esbanjar inteligência tática e habilidade técnica, Rafaela mostrava-se diferenciada pelo espírito com que costumava entrar em quadra. Em um país como o nosso, onde o futebol arte chama tanta atenção, existe apenas um tipo de jogador que consegue cair nas graças do torcedor sem ficar fazendo firulas; aquele que se entrega de corpo e alma.
Rafaela Dal´Maz é assim e merece chegar longe, muito longe! Bater no peito e chamar para si a responsabilidade de um jogo não é para qualquer um. É disso que o esporte precisa; uma boa dose de comprometimento.

Por tudo isso e muito mais, Rafa Pato fará falta ao futsal feminino de Pindamonhangaba, que,  aliás, deverá ser sempre grato a ela.



O blog 'Paixão por Esporte' bateu um papo com a atleta. Acompanhe a entrevista com Rafaela Dal´Maz:

Talita Leite: Como ocorreu a sua transferência para o futsal russo?

Rafa: Em meio a Liga Nacional surgiu a proposta de um empresário. Ele me pediu para que eu enviasse um vídeo com os meus melhores momentos, mandei e eles gostaram. Além disso, uma amiga minha de profissão, Camila Jenifer, também havia me indicado. Enviei o DVD na segunda-feira e na sexta acertamos o contrato.
Na outra segunda já viajei para a Rússia porque a janela internacional ia fechar. Não vi nem os meus pais, que já fazia dois meses que eu não via.

Talita Leite: Como é a estrutura do MFK Tyumen?



Rafa: Graças a Deus acertei com uma excelente equipe, de uma estrutura fora do normal.
Eles me receberam muito bem e, se Deus quiser, vou ajudar o time a erguer todos o título dessa temporada, que vai até o dia 23 de Maio de 2013.
A estrutura aqui, nem se compara a do Brasil. Eles dão muito valor aos atletas brasileiros.
Temos de tudo, moradia, alimentação, complexo esportivo a nossa disposição, transporte e enfim, toda a estrutura necessária para desenvolver um bom trabalho.



Talita Leite: Dentro de quadra, como está sua vida na Rússia?


Rafa: Até agora fizemos dois amistosos e a nossa equipe se mostrou bem entrosada, pronta para estrear no campeonato. Vamos disputar três competições ao longo da temporada.
Um deles, a Liga Russa, começa dia 9 de outubro. Também vamos jogar a Copa da Rússia.

Talita Leite: Fora de quadra, o que você pode falar sobre a Rússia?

Rafa: A cultura deles não é muito diferente da do Brasil. Como já morei na Suíça, achei que seria um povo mais fechado, como lá, e mais cheio de costumes e tradições. Também tinha um certo receio, pela fama dos russos, de antipáticos, mas me surpreendi muito. É um povo muito bom.
Só estou sofrendo um pouco com a alimentação. Tem sopa em quase todas as refeições.
O frio está só começando (risos) e por enquanto, faz 6 graus todos os dias.

Talita Leite: E em relação ao esporte, existe diferença?

Rafa: O país em si é muito organizado. Eles são apaixonados pelo esporte. Oferecem toda a estrutura para a população, desde as crianças. Existe um comprometimento muito grande na parte de formação de atletas. Em qualquer ginásio ou campo que você vá, tem treino para as crianças.

Talita Leite: Sobre a sua passagem por Pindamonhangaba, o que ela representou?

Rafa: Para mim, Pinda representa o recomeço como jogadora. Tive uma lesão do ligamento cruzado em 2011, na equipe de Zuchwil, da Suíça. Voltei ao Brasil e fiquei 7 meses parada, tratando e sem clube.
O professor Marcos Derrico entrou em contato comigo para eu fazer parte da equipe dele na Temporada de 2012. Além da comissão técnica ter acreditado no meu trabalho, fui muito feliz com as minhas parceiras de time, dentro e fora de quadra, conquistando títulos importantes. 

Talita Leite: Como era a sua convivência com elenco e comissão técnica?



Rafa: Não teria time melhor para eu voltar a fazer o que eu mais amo na vida. Sempre remamos para o mesmo lado. Dentro de quadra, todos tinham sede de vitória,
e isso sempre foi o forte do nosso time.



Talita Leite: Pela sua experiência, como você avalia o futsal feminino de Pindamonhangaba? 


Rafa: Além de um grande time, com um elenco novo, porém com atletas experientes,  Pindamonhangaba tem uma comissão técnica que é apaixonada pelo que faz, que demonstra comprometimento de anos e mais anos. Não é a toa que estão colhendo grandes resultados. É merecimento.


Talita Leite: Quais as perspectivas para a Princesa do Norte nessa modalidade?


Rafa: Acredito que a equipe se torne uma das potências nacionais do futsal feminino. Hoje em dia, aliás, já é citada como uma das grandes equipes do Brasil. Com o apoio da população e de novos admiradores, essa modalidade tem levado o nome de Pindamonhangaba para o país inteiro. E a ideia é crescer cada dia mais.

Talita Leite: Podemos dizer que Pindamonhangaba ganhou uma torcedora?



Rafa: Sempre! A gratidão e admiração que eu tenho pelo time, sempre me fará uma grande torcedora. Tenho orgulho de ter vestido essa camisa. Correria, ficaria em concentração, treinaria em três períodos, tudo de novo. Valeu a pena!


Talita Leitte - Paixão por Esporte - Na Gaveta Esportes



Comentários:

Orkut Favorites More