7 de dez. de 2012

Pequenos skatistas mostram que Guaratinguetá ainda respira skate

Projeto de aulas de skate para crianças cresce e já conta com 30 alunos em menos de seis meses

Um projeto que nasceu de um pedido dos jovens fãs do skate nacional vem crescendo a cada dia, em Guaratinguetá. O skatista amador Tiago Alves, de 27 anos, realiza um projeto de aulas de skate, na antiga capital nacional da modalidade. O projeto que nasceu há seis meses e contava com sete alunos nas primeiras semanas, hoje recebe 30 alunos, nos quatro dias de aula.
Tiago Alves, conhecido como Taroba, fazendo street em Guará  (foto: Toni Marques - reprodução internet)
Sobre o projeto e o início de tudo, Tiago explica. "A ideia é minha. Os moleques pediram um apoio, pediram alguém pra ensinar. Eles sempre conversam com a galera mais velha do skate, ai surgiu a ideia de eu começar a ensinar as crianças". Tiago ainda cobra boas notas dos alunos na escola. "Não é todo mundo que participa não. A criança que não tiver boa nota na escola, não pode ter aula. É legal ter um projeto desse, mas não pode dar as costas pra escola".
Hoje, o projeto abriga cerca de 30 crianças que são divididas em duas turmas, os mais velhos e os mais novos. Durante a semana, cada turma tem duas aulas, que variam de terça a sexta-feira. Além de contar com um número grande de garotos, Tiago também revelou que as meninas tem comparecido em bom número para as aulas.
Do projeto, Tiago revelou que todos tem potencial para crescer na carreira, mas apontou o nome de um deles como grande destaque. "O Bruninho é um aluno que tá voando. Ele tem potencial pra ir muito além, tanto que ele já é apoiado pela Four Family e conseguiu o primeiro lugar no Campeonato do Flamínio Lessa", revelou. 
Guaratinguetá, que ficou conhecida como a Capital Nacional do Skate nos anos 80 com a realização de grandes campeonatos, nunca deixou o skate de lado. "Hoje quem faz o skate em Guará, somos nós, os skatistas. A prefeitura apoia a realização de campeonatos, mas quem vai atrás e carrega o nome do skate, são os skatistas", afirmou. "A Four Family organiza os campeonatos e isso faz o público mais jovem ter essa curiosidade e vontade de participar", concluiu.
Crianças mostram atenção em mais uma aula de skate (foto: Toni Marques - reprodução internet))

Antiga capital nacional do skate, Guaratinguetá mostra que o tempo não passou e a paixão pelo esporte de Hosoi, Bob Burniquist, Sandro Dias e milhares de skatistas anônimos, segue intacta. 

Leandro Oliveira - Na Gaveta Esportes

#curta Na Gaveta Esportes + #siga @NaGavetaEsp

Comentários:

Orkut Favorites More