Palmeiras e Coritiba iniciaram nesta quinta-feira (5) a decisão da Copa do Brasil 2012, na Arena Barueri, e o Verdão largou na frente ao vencer por 2 a 0 o jogo de ida.
O Coritiba começou a partida tentando marcar a saída de bola do Palmeiras e impondo pressão sobre a zaga do Verdão. O Coxa teve a primeira boa chance de marcar em arrancada de Júnior Urso pela esquerda, mas Bruno saiu do gol para fazer a defesa. Depois, Gil cruzou para Rafinha, mas ele bateu pra fora.
Aos 12, em outra chance do Coritiba, Gil tentou o chute por cima do gol. A pressão nos minutos iniciais era dos visitantes, com o Palmeiras quase não conseguindo chegar ao ataque. Aos 18, Márcio Araújo tentou de longe e a bola foi por cima do gol. Depois, mais uma vez o Coritiba chegou, para a defesa de Bruno.
(foto: lancenet.com.br) |
Bruno, mesmo em momento de indecisão, conseguiu sair e evitar a finalização aos 32 minutos. Depois, Júnior Urso bateu rasteiro para a defesa do goleiro palmeirense. O Palmeiras teve oportunidade em cobrança de falta de Marcos Assunção, aos 38, que Thiago Heleno desviou para fora.
Éverton Costa recebeu bola alçada na área, virou e bateu para a defesa de Bruno. Aos 45 minutos, o árbitro marcou pênalti de Jonas em Betinho, após cobrança de falta de Marcos Assunção. Valdívia bateu no canto direito de Vanderlei para abrir o placar.
Rafinha bateu falta aos dois minutos do segundo tempo, com a bola sendo afastada pela defesa palmeirense. O Coritiba seguia investindo na velocidade pelas laterais e na marcação para ficar com a posse de bola, enquanto o Palmeiras buscava contra-atacar na movimentação de seus jogadores.
O ritmo da partida era um pouco lento e os dois times tentavam achar espaços em campo. Aos 17, em jogada de velocidade palmeirense, Juninho bateu cruzado e Vanderlei defendeu em dois tempos. Aos 20, Marcos Assunção bateu falta, Thiago Heleno subiu e usou a cabeça para anotar o segundo gol do Verdão
Marcos Assunção cobrou novamente falta aos 22 e, desta vez, Vanderlei conseguiu defender. Pouco depois, Valdívia acabou expulso por cometer falta no meio-campo, deixando o Palmeiras com um a menos em campo. Aos 30, Rafinha dominou pela direita, foi até a linha de fundo, cruzou, mas Maurício Ramos afastou.
Maikon Leite entrou em campo e teve grande chance de aumentar a vantagem do Verdão, ao receber livre, invadir a área, tirar do goleiro, mas na hora do chute, bateu mal e a bola ficou com o arqueiro do Coxa. Tcheco, aos 39, teve a chance da resposta pelo lado do Coritiba, mas a defesa do Verdão tirou.
Aos 41, Éverton Costa foi lançado na área, mas ao chutar, Maurício Ramos chegou para afastar. Aos 45, Tcheco tentou o lançamento para Anderson Aquino, mas ele não conseguiu dominar. O Palmeiras passou o restante do jogo fechado na defesa e contendo o ataque do Coxa.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (11), em Curitiba. Empate ou derrota por um gol de diferença dá o título ao Palmeiras. Já o Coritiba precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão. Vitória de 2 a 0 para o Coxa leva a decisão para os pênaltis.
Federação Paulista de Futebol
Comentários: