Abrindo a disputa das semifinais da Copa do Brasil, no estádio Olímpico, o Palmeiras visitou o Grêmio e surpreendeu os gaúchos ao vencer por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (13), em Porto Alegre. Mazinho e Barcos fizeram os gols que deram a vitória ao Verdão.
O jogo começou truncado, com os dois times se estudando. Aos poucos, o Grêmio se mostrou mais ofensivo em jogadas pela direita com Pará e Kléber, mas a marcação alviverde transmitiu segurança ao goleiro Bruno e evitou espaços para finalização.
O Palmeiras, armado para contragolpear o time gaúcho, desceu pela primeira vez com Luan e teve falta pela esquerda, perto da linha da grande área. Marcos Assunçao cobrou na segunda trave, a zaga gremista afastou de cabeça, mas o árbitro apontou tiro de meta para os gaúchos. Em outra jogada paulista, Luan arrancou pela esquerda, livrou-se de Pará, mas na hora do cruzamento, o lateral gremista se recuperou e mandou para escanteio.
Os gaúchos assustaram em cobrança de falta de Fernando, que Werley subiu livre e desviou de cabeça, mas para a sorte de Bruno, a bola saiu à direita da meta alviverde. Pouco depois, em outra bola parada, Fernando cobrou direto para o gol e a bola explodiu na trave.
No segundo tempo, o Palmeiras apostou no mesmo sistema e saiu mais para o jogo, em busca do gol da vitória. Barcos e Daniel Carvalho fizeram boa troca de passes na entrada da área, mas a defesa gaúcha não permitiu o arremate.
Luxemburgo, insatisfeito com a falta de produtividade de Kléber e Miralles, mandou a campo André Lima e Marcelo Moreno. O Grêmio insistia, mas não conseguia se aproximar da área alviverde. Em jogada de velocidade pela esquerda, Juninho cruzou rasteiro para Barcos, que finalizou à direita de Victor, com muito perigo.
|
Kleber não decide contra ex-clube, e Palmeiras vence fora de casa (foto: globoesporte.com) |
O Grêmio também criou bom lance com Rondinelly, que entrou no lugar de Marco Antonio, e armou boa troca de passes pela esquerda, mas o cruzamento, que chegou na cabeça de André Lima, foi desviado para fora.
Felipão, nos minutos finais, trocou Daniel Carvalho por Mazinho e num contragolpe em velocidade, Cicinho arrancou pela direita, encarou a marcação gremista e tocou para Mazinho, que em seu primeiro lance, chutou cruzado, rasteiro, para fazer o primeiro gol do Palmeiras, aos 42 minutos.
Com o Grêmio abatido, o Palmeiras foi para cima. Em lance pela esquerda, Juninho levantou na medida para Barcos, que testou firme e ampliou, fechando o placar e garantindo a vantagem de perder por até um gol de diferença para chegar na final da competição.
O jogo da volta, que vai decidir o finalista da Copa do Brasil, acontece na próxima quinta-feira (21), na Arena Barueri, em Barueri. Do outro lado, São Paulo e Coritiba decidem a outra vaga.
Federação Paulista de Futebol